A rubrica AR World é patrocinada pela Next Reality, empresa especialista em Realidade Aumentada e Realidade Mista.

Todos sabem que a Google está a criar uma plataforma de realidade aumentada focada em dispositivos móveis para rivalizar com o ARKit da Apple. O projeto da gigante dos motores de busca, definido como ARCore, só é compatível por agora em alguns autocolantes disponíveis na aplicação da câmara do smartphone Pixel 2.

Muito provavelmente a Google terá mais a partilhar sobre o ARCore durante a sua conferência de programadores, mas até lá a tecnológica continua a aguçar o interesse de todos os entusiastas da realidade aumentada.

Na semana passada a empresa anunciou um novo projeto, ainda em fase de desenvolvimento, que tem como objetivo trazer experiências de realidade aumentada para a web. Na prática a Google está a criar uma tecnologia que será compatível com todos os browsers, desktop e mobile, e que vai permitir ter acesso a experiências AR.

Esta tecnologia, definida como Article, vai permitir que os utilizadores não só visualizem com maior detalhe elementos em 3D, como também vai permitir exportar esses elementos diretamente para a aplicação da câmara fotográfica.

A Google diz que um dos principais desafios tem sido a criação de um interface que facilite não só a interação com os elementos de digitais, como também facilite a perceção de como funciona esta tecnologia junto de pessoas que não têm tanto contacto com a realidade aumentada.

É provável que o projeto Article também só seja explicado com maior detalhe durante o Google I/O, o que faz antever um grande destaque da realidade aumentada no evento anual da Google. E bem que é necessário, pois as principais aplicações de realidade aumentada continuam a ser maioritariamente exclusivas do sistema operativo iOS.

Good Dogs!

O que começou com um perfil no Twitter chamado We Rate Dogs, que classifica a beleza dos cães, pelo caminho transformou-se numa marca de entretenimento. No início de 2017 foi lançada a aplicação Good Dogs!, um jogo ao estilo runner no qual é necessário ajudar os amigos de quatro patas a correrem a maior distância possível.

Com a chegada do ARKit, a We Rate Dogs decidiu dar uma nova vida aos dogos. Através de um modo de realidade aumentada os utilizadores vão poder tirar fotografias com os cães que já desbloquearam na aplicação. O modo de realidade aumentada também contempla todos os acessórios já desbloqueados, o que permite captar imagens mais animadas.

Download: iOS

AR Placer Cam

Quer acrescentar um toque de realidade aumentada aos seus vídeos, mas quer algo mais gráfico e direto, como uma frase, e não tanto os autocolantes e criaturas animadas que existem noutras aplicações? A aplicação AR Placer Cam é a ferramenta que procura.

A aplicação permite criar várias frases que o utilizador pode colocar à sua volta para depois criar um filme. Pode ser usada como uma forma diferente de desejar um feliz aniversário a alguém, de fazer um anúncio ao mundo ou até mesmo para se declarar à sua cara-metade.

Download: iOS

Cubit

Sem dúvida que uma das categorias mais populares de aplicações de realidade aumentada é a de ferramentas de medição. Já aqui recomendámos algumas, mas há sempre espaço para novas sugestões, sobretudo se estiverem bem desenhadas e pensadas como a Cubit.

Esta aplicação transforma o smartphone num sistema de medição de distâncias com boa precisão. Além da medição mais direta, também permite ao utilizador simular diferentes volumes para que possa perceber, por exemplo, qual o espaço que determinado banco ocuparia na sala de estar. A Cubit guarda todas as medições feitas pelo utilizador, recorrendo a uma fotografia, o que acaba por ser uma mais-valia.

Download: iOS

Monster Park – Dino World

Mesmo estando extintos há milhões de anos, os dinossauros continuam a ser animais que despertam grande curiosidade. Não é por isso de estranhar que uma das aplicações de realidade aumentada mais populares do iOS seja inteiramente focada neste tema.

Monster Park – Dino World é uma experiência AR que vai permitir ao utilizador ter uma melhor perceção de como eram estes animais. Selecione entre vários dinossauros e toque neles para ativar uma animação bastante realista. Apesar do carácter de entretenimento desta aplicação, devidamente conjugada com a matéria escolar também pode ser uma boa ferramenta de ensino.

Download: iOS

Sem mais artigos