A rubrica AR World é patrocinada pela Next Reality, empresa especialista em Realidade Aumentada e Realidade Mista.

O eBay dispensa apresentações: é uma das maiores plataformas mundiais de comércio eletrónico e é um autêntico gigante no que toca a volume de transações. De acordo com os resultados do quarto trimestre de 2017, o eBay teve 170 milhões de utilizadores ativos e foi responsável por movimentar 24,4 mil milhões de dólares.

Por isso quando o eBay diz que vai apostar na realidade aumentada para melhorar a experiência das compras online, este é mais um sinal positivo para uma indústria que ainda está numa fase inicial de desenvolvimento.

De acordo com a Bloomberg, a tecnológica norte-americana está a desenvolver a sua própria plataforma de realidade aumentada que permitirá aos vendedores integrarem elementos AR nos seus anúncios no eBay.

Por agora apenas foram dados dois exemplos: os entusiastas de carros poderão usar a realidade aumentada para ver como ficam umas novas jantes nos seus veículos; e os vendedores vão poder saber qual o tamanho ideal da caixa de expedição através de uma ferramenta de medição para os artigos vendidos.

As informações por agora são escassas, sendo apenas conhecido que estes planos na área da realidade aumentada vão começar a ser executados já em 2018. O que parece certo é o compromisso do eBay em melhorar a experiência daqueles que são os seus dois grandes motores: vendedores e compradores.

Como uma grande novidade nunca vem só, aqui ficam quatro novas sugestões de experiências de realidade aumentada para experimentar no seu smartphone.

Dronetopolis AR

Está interessado em comprar um drone, mas nunca o fez porque acha que vai ser um desastre como piloto? A aplicação Dronetopolis pode ajudá-lo bastante nesse dilema.

A aplicação funciona como um simulador de realidade aumentada para drones. O utilizador pega no smartphone e pode colocar um drone digital a voar mesmo à sua frente. Ainda que controlar um drone verdadeiro seja muito diferente, a verdade é que a aplicação pode ajudar a assimilar os conceitos mais básicos e a tirar algum do medo inicial que possa existir.

Download: iOS

Homestyler Interior Design

Provavelmente há vários meses que a sua sala e o seu quarto estão intocáveis: os mesmos móveis, a mesma disposição, a mesma decoração. Por vezes basta uma pequena alteração para provocar logo um sentimento de grande mudança: basta trocar a disposição do mobiliário e nem vai parecer a sua sala de sempre.

Se quiser aumentar o ‘game’ das suas capacidades enquanto especialista de design de interiores, a aplicação Homestyler pode ser bastante útil. Na prática é um catálogo com milhares de produtos que o utilizador pode visualizar em realidade aumentada, à escala real, o que ajuda a ter uma ideia muito mais sólida antes de comprar um novo sofá ou uma cadeira.

Download: iOS

Paper Bin AR

É provavelmente um dos ‘desportos’ mais praticados no mundo e um dos menos reconhecidos: lançamento de bolas de papel para um cesto. Com a aplicação Paper Bin AR esta atividade muito popular, sobretudo em escritórios, ganha a dimensão competitiva que tanto lhe faltava.

Enceste o maior número de vezes possível e tente ficar no topo da tabela mundial de lançadores de folhas de papel amassadas. Para dar alguma dinâmica à aplicação é possível escolher vários cestos – uns mais baixos, outros mais altos – e também é possível tirar partido das propriedades únicas do ARKit para aumentar a dificuldade. Pode, por exemplo, subir até a um primeiro andar e tentar acertar num cesto que está no chão.

A melhor parte? Como as folhas são digitais, no final não terá de se baixar para apanhá-las.

Download: iOS

Giphy World: AR GIF Stickers

GIF, um dos formatos mais populares do mundo online e, apesar da idade, está mais na moda do que nunca. Portanto não é de espantar que existam várias aplicações dedicadas a esta causa, isto é, aplicações que permitem usar GIF em ambientes de realidade aumentada.

Aquela que é provavelmente a aplicação mais conhecida para esta tarefa chama-se Giphy World e os limites são, literalmente, a sua imaginação. Basta abrir a aplicação, escolher quais as animações que quer acrescentar à sua realidade e depois gravar os conteúdos.

Download: iOS

Sem mais artigos