A rubrica AR World é patrocinada pela Next Reality, empresa especialista em Realidade Aumentada e Realidade Mista.

Mais um momento importante para o ecossistema de realidade aumentada: a Google anunciou no arranque do Mobile World Congress que a sua plataforma de realidade aumentada, o ARCore, foi disponibilizada na sua primeira versão final. Isto significa que os programadores já podem começar a publicar aplicações de AR com esta tecnologia para os dispositivos Android.

Isto é importante porque o Android é o sistema operativo móvel mais popular do mundo, estando equipado em mais de 80% dos smartphones que são vendidos a nível global.

Ainda que o lançamento do ARCore SDK 1.0 não signifique já que todos os equipamentos Android vão ter acesso a esta tecnologia, é um primeiro sinal de massificação importante para o mercado. Por agora a Google diz que mais de 100 milhões de dispositivos serão compatíveis com estas aplicações, naquela que é uma referência aos equipamentos topo de gama.

Os Google Pixel, de primeira e segunda geração, os Samsung Galaxy S9 e S9+, S8 e S8+, S7 e S7 Edge, LG V30 e V30+, o Asus Zenfone AR e o OnePlus 5 são por agora os únicos equipamentos compatíveis com as aplicações desenvolvidas em ARCore.

A Google confirmou que as aplicações ARCore vão estar disponíveis na loja de aplicações Google Play e que com o tempo vai haver um destaque próprio para ajudar a salientar estas novas experiências das outras muitas apps que já existem naquele mercado.

Por falar em destaque, aqui ficam quatro novas sugestões de aplicações de realidade aumentada para experimentar.

Amazon

É uma das maiores lojas de comércio eletrónico do mundo e há até rumores de que Portugal vai ter um site dedicado. Enquanto os rumores não ganham forma pode sempre ir experimentando o lado ‘aumentado’ da aplicação da tecnológica norte-americana.

Na prática a Amazon permite que os utilizadores possam ver os produtos que querem comprar em realidade aumentada. Por exemplo, se ainda não comprou uma Amazon Echo por pensar que a coluna pode não conjugar com a restante decoração da sua casa, experimente primeiro e faça a sua escolha depois.

Download: iOS | Android

Chamoji

Seria uma questão de tempo até que outras empresas começassem a explorar o conceito de emojis animados, aproveitando a tecnologia TrueDepth que existe no iPhone X. A aplicação Chamoji é uma das primeiras a querer rivalizar com os próprios animoji da marca da maçã.

A aplicação permite gravar vídeos ou tirar fotografias, substituindo a cara do utilizador pela de um emoji animado. Por agora os emoji da Chamoji são inspirados nos signos chineses, o que acaba por acrescentar novas opções de caracterização relativamente aos animoji da Apple.

Download: iOS

AR Sports Basketball

Passou ao lado de uma grande carreira no basquetebol, mas ainda pratica a eficácia dos seus lançamentos sempre que encontra um cesto – nem que seja o dos papéis? Então este jogo vai ser um bom companheiro para os momentos mais mortiços.

A aplicação AR Sports Basketball vai colocar à frente do utilizador um cesto digital de basquetebol – basta dar-lhe o tamanho que bem entender e começar a encestar bolas. O jogo acaba por ter uma vertente competitiva, pois estimula o utilizador a fazer o maior número de cestos no menor tempo possível, algo que provavelmente vai afetar os níveis de eficácia.

Download: iOS

Graphmented

Nem toda a gente gosta deles, mas que têm a sua utilidade, lá isso têm. Falamos dos gráficos, esses compiladores de dados que têm conhecido uma evolução muita lenta ao longo dos anos. Gráficos de barras, pirâmides, ‘queijinhos’… será que a realidade aumentada consegue dar nova vida a este conceito?

A aplicação Graphmented tenta fazer isso. A ferramenta permite que os utilizadores fixem diferentes tabelas de dados a uma superfície plana, façam um scan a essas mesmas tabelas para depois transformá-las em gráficos 3D mais realistas.

Download: iOS

Sem mais artigos