A rúbrica AR World é patrocinada pela Next Reality, empresa especialista em Realidade Aumentada e Realidade Misturada.

Já começou a abraçar as potencialidades da realidade aumentada, seja através de ferramentas de produtividade ou de aplicações de entretenimento? Se sim, ainda bem, mas fique a saber que há muito mais a explorar. Para o caso de ainda não ter dado uma oportunidade a esta tecnologia, talvez esta seja a altura certa para fazê-lo.

Ainda que o conceito de realidade aumentada possa remeter para uma ideia premium – que envolve tecnologia de ponta apenas acessível em equipamentos de aspeto futurista e com preços ainda elevados -, o cenário está a mudar. Dia após dia a realidade aumentada pode ser experimentada por cada vez mais pessoas sem que isso signifique uma má experiência de utilização ou um grande encargo na carteira.

Com a rubrica AR World propomos trazer-lhe aqueles que são alguns dos projetos de realidade aumentada mais badalados do momento para que possa estar a par do melhor que é feito no mercado. Sem truques e sem grandes complicações: basta pegar no smartphone ou tablet e instalar algumas das sugestões que lhe vamos fazendo.

Além das quatro experiências que sugerimos a seguir, pode sempre relembrar aquelas que recomendámos na semana passada.

World Brush

Tilt Brush tornou-se numa das experiências criativas mais cativantes dos últimos tempos – a questão é que apenas é compatível com equipamentos de realidade virtual. Foi por isso que a Active Theory decidiu aplicar o mesmo conceito, mas ao segmento da realidade aumentada – o resultado é a World Brush.

Esta aplicação permite que os utilizadores façam desenhos ‘no ar’, desenhos esses que podem depois ser apreciados em diferentes perspetivas devido à sua tridimensionalidade. A aplicação tem ainda a vantagem de associar uma localização GPS a cada ‘obra de arte’, querendo isto dizer que pode vê-la novamente sempre que voltar ao mesmo local.

Download: iOS

Ikea Place

Comprar mobília é entusiasmante para uns e aborrecido para outros. Mais cedo ou mais tarde poderá ter de lidar com esta realidade e num aspeto não vai querer falhar: o novo móvel tem de enquadrar-se com os restantes elementos da casa.

Até aqui este era um exercício de memória e de criatividade, mas a partir de agora pode ser tão simples como pegar no smartphone e sem sair de casa. A aplicação Ikea Place permite que os utilizadores coloquem mobília digital nas suas casas, dando-lhes assim a possibilidade de perceberem o enquadramento que a futura compra vai ter na habitação.

Mesmo que depois acabe por não comprar a mobília nesta loja, pelo menos já ficou com uma ideia de como ficará uma cama naquele quarto ou um candeeiro de pé na sala de estar.

Download: iOS

Zombie Gunship Revenant AR

Eis um exemplo de um jogo que parecia já estar reformado, mas que acabou por ganhar uma vida totalmente nova com a adaptação para a realidade aumentada. Em Zombie Gunship Revenant AR o utilizador é colocado na posição de um militar que está a bordo de um helicóptero e que precisa de eliminar vagas de zombies que ameaçam a sua base.

A aplicação vai fazer um mapeamento do mundo físico à nossa volta para saber qual é a melhor área de jogo. Depois é fazer ‘chover’ balas do céu e eliminar todas as criaturas maléficas. A versão AR do jogo dá ao utilizador maior liberdade nos movimentos e também na forma como aborda a tática de cada nível.

Download: iOS

Fitness AR

É verdade, a realidade aumentada também já chegou ao mundo do exercício físico. A aplicação Fitness AR é compatível com a Strava, uma das mais reconhecidas aplicações de fitness da atualidade.

A versão em realidade aumentada permite ao utilizador ter uma visão mais abrangente e realista dos percursos que fez de bicicleta, em escalada ou em corrida. O utilizador pode expandir o mapa para ver com maior atenção alguns detalhes do percurso ou pode usar esta ferramenta como uma forma de preparar melhor os seus futuros treinos.

Download: iOS

Sem mais artigos