A rubrica AR World é patrocinada pela Next Reality, empresa especialista em Realidade Aumentada e Realidade Mista.

A segunda edição do Web Summit em terras lusas trouxe até Lisboa perto de 60 mil pessoas, entre empreendedores, representantes de empresas já estabelecidas no mercado e investidores. Enquanto percorríamos os pavilhões da Feira Internacional de Lisboa, estivemos sempre com um olho à espreita de projetos de realidade aumentada que pudessem ser interessantes.

Daquilo que vimos, chegámos a duas conclusões: o número de projetos de realidade aumentada não foi tão alto quanto esperávamos, sobretudo tendo em conta o lançamento recente do Apple ARKit e do anúncio do ARCore para Android; e dos projetos que vimos, quase todos estavam ainda em fase de protótipo.

Na esperança de que pudéssemos fazer algumas descobertas frescas para incluir na nossa rubrica, isso acabou por não acontecer. Num Web Summit que foi claramente dominado pelos temas da inteligência artificial, blockchain e condução autónoma, os empreendedores na área da realidade aumentada perderam uma boa oportunidade para capitalizar o hype que foi criado em torno da tecnologia, sobretudo na segunda metade de 2017.

Não encontrámos o que queríamos no Web Summit, mas encontrámos depois nas lojas de aplicações. Deixamos aqui quatro sugestões de aplicações de realidade aumentada para experimentar nos próximos dias.

E já sabe, para o caso de ainda não ter testado, pode sempre recuperar as quatro experiências de AR que recomendámos na semana passada.

Sketchfab

Provavelmente já ouviu falar da Sketchfab, uma das maiores plataformas para a publicação de conteúdos 3D que podem depois ser usados em experiências tridimensionais, de realidade virtual ou realidade aumentada.

A empresa viu no lançamento do iOS 11 uma oportunidade para colocar o seu vasto catálogo de conteúdos nas mãos de milhões de utilizadores, dando-lhes também uma experiência quase infinita de conteúdos em realidade aumentada. Com a nova versão da aplicação os utilizadores podem selecionar uma opção de visualização que transforma os elementos 3D em elementos digitais aumentados, sendo que as criações com movimentos preservam as suas animações.

A Sketchfab já anunciou que vai suportar a tecnologia ARCore da Google e lançar uma versão atualizada da sua app para Android quando a plataforma estiver publicamente disponível.

Download: iOS

Cubiques AR

As palavras puzzle e minimalista despertam o seu interesse? Acrescente a isso uma dose de realidade aumentada e o resultado final é o jogo Cubiques AR, desenvolvido pela Dilmer Games.

O objetivo é fazer passar o cubo vermelho por todos os quadrados de suporte que estão disponíveis em cada nível – ao todo existem 70 desafios diferentes. A versão do jogo em realidade aumentada permite-lhe ter uma visão mais global de cada nível, o que ajuda a preparar com maior rigor os seus movimentos.

Download: iOS

Complete Anatomy

É uma das mais conhecidas e completas aplicações sobre informação do corpo humano. Aquela que é uma ferramenta pensada para todos os que estudam com maior pormenor a fisionomia do Homem, também acaba por ser uma ferramenta de grande valor para todos os que gostam de saber mais sobre ossos, orgãos e membros do corpo humano.

A aplicação Complete Anatomy recebeu em setembro uma atualização de software que tornou-a compatível com o ARKit da Apple. Isto significa que os utilizadores vão poder selecionar os modelos que vão querer ter mesmo à sua frente, em realidade aumentada, e com algumas funcionalidades interessantes. O utilizador pode aumentar a escala do modelo 3D e também pode expandi-lo, para ficar a conhecer melhor todos os elementos que constituem, por exemplo, um crânio.

Uma referência final: apesar de ser compatível com o iOS 11, a aplicação só está disponível para iPad.

Download: iOS

Hair Color

E se pudesse experimentar novas cores de cabelo sem ser necessário arriscar de imediato uma coloração diferente? É isso que promete a Hair Color, uma aplicação da empresa ModiFace.

Utilizando técnicas de reconhecimento de imagem e realidade aumentada, a aplicação consegue sobrepor com grande rigor até 50 tonalidades diferentes no cabelo do utilizador. Pode inclusive fazer movimentos, para perceber qual o seu aspeto em diferentes ângulos, que o sistema não perde o posicionamento.

Além de ser uma ferramenta útil para os que gostam de mudar a sua estética com frequência, também pode ser uma aplicação útil para os profissionais do sector, podendo assim mostrar aos seus clientes qual poderá ser o resultado final das suas escolhas.

Download: iOS

Sem mais artigos