A rubrica AR World é patrocinada pela Next Reality, empresa especialista em Realidade Aumentada e Realidade Mista.

Ao longo da última semana as notícias relacionadas com realidade aumentada foram dominadas pela Apple. Já se sabe que a empresa ganhou uma vantagem importante neste mercado com o lançamento do ARKit, tornando o iOS num dos principais ecossistemas de AR, da noite para o dia.

Mas as notícias diziam respeito a planos muito mais focados – a Apple pode lançar uns óculos de realidade aumentada em 2019. Os rumores não são novos, mas ganharam fulgor graças às declarações de um executivo da Quanta, uma empresa chinesa que é fornecedora da marca da maçã na produção do Apple Watch e dos Macbook.

O executivo, C.C. Leung, disse que a sua empresa já está a estudar a produção de um equipamento AR para lançar em 2019. Ainda que Leung não tenha citado especificamente a Apple, as fortes ligações que existem entre as empresas fizeram a história correr a imprensa.

Para adensar um pouco mais esta ideia, soube-se esta semana que a Apple comprou a empresa canadiana VRvana por um valor a rondar os 30 milhões de dólares, uma startup que ficou conhecida justamente por ter desenvolvido… uns óculos de realidade aumentada.

Enquanto os óculos não chegam, pode sempre descarregar as quatro aplicações de realidade aumentada que sugerimos a seguir. E já sabe, quando quiser conhecer uma nova experiência tem sempre as sugestões feitas nas nossas rubricas anteriores.

Figment AR

Uma das principais vantagens da realidade aumentada enquanto tecnologia é permitir ‘aumentar’ o nosso mundo com objetos, personagens e até efeitos. A Figment AR faz tudo isto – os utilizadores têm acesso a uma biblioteca de conteúdos que permitem decorar a sua casa com emojis, animais e até com efeitos que recriam a sensação de que está a viver debaixo de água ou numa cidade onde está a nevar.

Mas a funcionalidade que torna a Figment AR numa aplicação à parte é a criação de portais imersivos. O utilizador pode colocar à sua volta janelas, janelas essas que vão dar acesso a um cenário completamente diferente. É como se estivesse a entrar num portal que o leva para outra dimensão.

Download: iOS

Euclidean Lands

A realidade aumentada está a revelar-se como uma boa oportunidade para todos os que gostam de puzzles e quebra-cabeças. O facto de os desafios serem mais vívidos, estando integrados no nosso mundo, cria um maior elo de ligação com o jogador e permite uma forma completamente diferente de jogabilidade.

Euclidean Lands é um destes exemplos. O jogo, que já estava disponível como uma aplicação tradicional, recebeu uma atualização de compatibilidade com o ARKit. O jogador pode agora rodar em torno dos puzzles para calcular com antecipação quais os movimentos necessários para derrotar os adversários e para resolver cada um dos níveis.

Download: iOS

Holo

Comunicação aumentada – acabamos de inventar esta definição, mas em bom rigor é isso que propõe a empresa 8i com a sua aplicação Holo. A tecnológica é especializada na captação de imagens para a criação de hologramas e agora está a usar o seu portfólio de conteúdos para criar um produto mais focado no consumidor.

Com a Holo os utilizadores vão ter à sua disposição vários hologramas que podem ser utilizados na criação de fotografias e vídeos animados. Existem figuras digitais para uma grande variedade de situações, portanto apenas precisa de dar asas à imaginação e começar a comunicar de forma aumentada com os seus amigos e familiares.

Download: iOS | Android

TapMeasure – AR Utility

Enquanto a maior parte das empresas está por agora focada no segmento do entretenimento, um que tem maiores probabilidades de despertar o interesse dos utilizadores que querem experimentar aplicações de realidade aumentada, também há quem siga um caminho completamente diferente.

Foi o que fez a Occipital Inc. com a criação da TapMeasure. Tal como o nome indica, esta é uma aplicação de realidade aumentada que transforma o smartphone numa fita de medição bastante precisa. Seja em processos de mudança, seja para medir um móvel quando estiver numa loja da especialidade, existem de facto situações em que ter uma fita métrica por perto pode ser vantajoso.

Para elevar ainda mais a sua utilidade, a TapMeasure permite que o utilizador crie um modelo tridimensional de espaços físicos reunindo um conjunto diferente de medições. Fazer uma planta da sua casa nunca foi tão simples como tirar o smartphone do bolso e apontá-lo para as paredes.

Download: iOS

Sem mais artigos