A rubrica AR World é patrocinada pela Next Reality, empresa especialista em Realidade Aumentada e Realidade Mista.

A semana começou com uma notícia de relevo para o segmento da realidade aumentada: a Google vai deixar de suportar o Project Tango no dia 1 de março de 2018. É o fim de uma era para uma tecnologia que ajudou a criar interesse pela realidade aumentada quando a evolução da tecnologia em si parecia ainda uma miragem.

O Project Tango começou em 2014 e desde o primeiro momento que usava hardware dedicado para criar experiências de realidade aumentada de qualidade superior num dispositivo móvel. O primeiro equipamento a ser compatível com o Tango foi um tablet criado pela Google a pensar na comunidade de programadores.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Os anos foram passando, a tecnologia foi evoluindo e lá chegou a altura em que a Google conseguiu ‘espremer’ os essenciais do Project Tango num smartphone. Acabaram por ficar disponíveis apenas dois equipamentos, o Lenovo Phab 2 Pro e o Asus Zenfone AR.

A grande investida da Apple com o ARKit fez com que a Google respondesse na mesma moeda, o que levou à criação da tecnologia ARCore. Agora é isso mesmo que a gigante de Mountain View está a pedir à sua comunidade de programadores – quando o suporte para o Project Tango acabar, experimentem as potencialidades do ARCore.

Aos poucos as capacidades do ARCore começam a mostrar-se ao mundo: a Google disponibilizou esta semana um add-on para a câmara dos smartphones Pixel que permite acrescentar autocolantes de realidade aumentada às fotografias e vídeos captados pelos utilizadores.

Quando a tecnologia for disponibilizada em escala, a Google espera que cem milhões de equipamentos possam tirar partido da sua tecnologia de realidade aumentada. Enquanto o ARCore não fica disponível, temos na mesma algumas sugestões de aplicações AR para si.

Dance Reality

Os seus amigos dizem que é um pé de chumbo e gostava que a situação fosse um pouco diferente? É isso que a empresa Dance Reality tenta fazer através de uma aplicação com o mesmo nome. Usando a tecnologia de realidade aumentada da Apple, a aplicação funciona como um guia prático para aprender diferentes estilos de dança, mostrando com pegadas no chão os movimentos que o utilizador deve fazer.

A Dance Reality permite definir a velocidade da demonstração para que cada um possa aprender ao seu ritmo, tem um sistema de contagem de ritmo em voz alta e tem modos de aprendizagem a solo ou para pares.

Download: iOS

HoloGrid: Monster Battle

Quando o filme Star Wars: A New Hope estreou em 1977, ganhou de imediato uma grande base de fãs pelos conceitos futuristas que apresentou. Um dos elementos que no filme acabou por ganhar popularidade ao longo dos anos foi o jogo HoloChess, semelhante ao xadrez, mas jogado com personagens alienígenas holográficas.

Enquanto a era dos hologramas não chega, a realidade aumentada vai ajudando a concretizar este conceito. É isso que faz o jogo HoloGrid: Monster Battle. Com esta aplicação pode jogar uma partida de ‘xadrez dos monstros’ no quintal de sua casa, por exemplo, e numa escala sem precedentes. Mais do que nunca vai sentir-se envolvido no jogo.

Download: iOS

Thyng

É provavelmente uma das mais versáteis aplicações de realidade aumentada do momento. A Thyng não quer apenas que o utilizador pegue no smartphone e veja a experiência AR que outros prepararam para si – o que esta aplicação pretende é que o utilizador crie as suas próprias experiências de realidade aumentada.

A Thyng permite colocar fotografias, vídeos e objetos em 3D em qualquer superfície horizontal que esteja à sua volta. O utilizador pode até colocar vários elementos destes ao mesmo tempo o que lhe permite, por exemplo, ter cinco vídeos a executar em simultâneo sem ser necessário ter cinco ecrãs dedicados.

A aplicação também pode ser interessante para negócios, pois permite criar canais dentro da plataforma para distribuir objetos de realidade aumentada que são interativos – por exemplo, toque duas vezes num candeeiro 3D e seja levado diretamente para a página web desse produto.

Também está disponível uma versão da aplicação para Android, mas funciona simplesmente como um scanner de realidade aumentada.

Download: iOS | Android

StackAR

É uma das mais populares aplicações de realidade aumentada para iPhone e isso explica-se por dois motivos: pelo facto de ser uma adaptação de um jogo com bastante popularidade e por apresentar um conceito que é simples, mas desafiante.

StackAR é a versão de realidade aumentada do jogo Stack, desenvolvido pela empresa Ketchapp. O desafio é tentar criar a maior torre possível de peças, algo que fica mais difícil a cada nova peça que colocamos. As peças estão em movimento constante de um lado para o outro, tendo o jogador de carregar no ecrã no momento certo para tentar fixar as peças.

Na versão de realidade aumentada vamos poder construir as nossas torres em qualquer lugar, o que no final pode resultar em novos recordes que são acompanhados de uma bela paisagem.

Download: iOS

Sem mais artigos