A rubrica AR World é patrocinada pela Next Reality, empresa especialista em Realidade Aumentada e Realidade Mista.

Este foi o ano em que as bases para um futuro aumentado começaram a ser lançadas. Milhares de programadores trabalharam pela primeira vez com tecnologias de realidade aumentada, pois pela primeira vez foi-lhes garantida uma base de utilizadores grande o suficiente para rentabilizarem os seus trabalhos.

Mas também há muitas experiências de AR que não foram criadas para dar lucro – foram simplesmente criadas para ganhar experiência numa tecnologia que vai ser muito importante no futuro. A realidade aumentada só agora está a apresentar níveis sólidos de maturidade e o próximo passo será dado quando uma empresa apresentar uns óculos AR que permitam ter as mesmas experiências que já temos nos smartphones, mas sem termos as mãos ocupadas.

E não será preciso esperar muito mais para que estes óculos comecem a surgir. Como ficámos a saber na semana passada, a Magic Leap pretende colocar os tão antecipados Magic Leap One no mercado já em 2018. Isto é importante, pois se a Magic Leap conseguir de facto entregar um produto de qualidade, vai pressionar outros fabricantes para que revelem as suas propostas o quanto antes.

Apple, Google, Facebook e Amazon são empresas que querem ter uma posição importante neste mercado. O que ainda ninguém sabe ao certo é como serão as suas propostas e esta incerteza será um dos grandes motivos de interesse tecnológico no próximo ano.

Mas antes de 2018 chegar, despeça-se de 2017 com estas quatro sugestões de aplicações de realidade aumentada.

BMW i Visualizer

No início do ano a marca alemã de automóveis já tinha lançado uma aplicação para promover a sua linha de veículos elétricos, mas agora a BMW i Visualizer está mais realista e imersiva graças à tecnologia ARKit, da Apple.

A BMW atualizou a sua aplicação e agora permite que os utilizadores possam ter uma ideia mais completa de como são os seus veículos elétricos sem ser necessário sair de casa. É possível alterar a cor do carro, a decoração interior e também a tipologia das jantes. Aproxime-se do veículo para ver com maior atenção todos os pormenores que caracterizam a linha BMW i.

Download: iOS

8 Ball – Kings of Pool

É um clássico: independentemente da plataforma, independentemente da tecnologia, há sempre um jogo de bilhar disponível. No caso da aplicação Kings of Pool os jogadores vão ter agora à sua disposição uma opção que permite transpor a mesa de jogo para realidade aumentada.

Se sempre quis ter uma mesa de bilhar em casa, mas nunca teve espaço ou dinheiro para ela, esta vai ser uma das melhores soluções que vai encontrar e que vai fazê-lo sentir como se tivesse mesmo uma mesa de jogo à sua frente. Pratique tacadas com grande precisão e torne-se um mestre do bilhar.

Download: iOS

Orbu

É uma das mais recentes adições à secção de realidade aumentada da App Store. Orbu é um jogo inspirado nos jardins zen da cultura japonesa e funciona numa mecânica semelhante ao bowling – temos de enviar uns pequenos animais pelo percurso e descobrir todos os segredos que lá estão escondidos.

Há diferentes personagens para explorar e 26 níveis para ultrapassar. Os níveis apresentam ambientes muito diferentes entre si e vale a pena investir um pouco do seu tempo para apreciar a criação do estúdio Dream Reality Interactive.

Download: iOS

Pokémon GO

Esta sugestão dispensa apresentações: foi o grande sucesso de 2016 e ao longo de 2017 conseguiu introduzir alterações suficientes para manter o interesse dos jogadores. Mas o ano não podia acabar para Pokémon GO sem uma última grande atualização.

O jogo recebeu um update que torna-o compatível com a tecnologia ARKit da Apple. A parceria entre a Niantic e a Apple já tinha sido anunciada em setembro, mas só agora é que os jogadores vão poder sentir o Pokémon GO com maior realismo.

Além de haver melhorias nas animações gráficas, os pokémon são reproduzidos em escala real – aproximar-se ou afastar-se das criaturas vai ter um impacto no tamanho com que são representados.

Aproveitando esta característica, se o jogador se conseguir aproximar bastante de um pokémon vai conseguir apanhá-lo com maior facilidade. Por outro lado, se se aproximar de forma rápida o pokémon vai assustar-se e fugir de si.

Download: iOS

Sem mais artigos