Então, mas ainda não era?

A Internet vai ficar diferente muito em breve. Não a tecnologia e o conceito em si, mas sim a forma como a palavra é escrita. A Associated Press anunciou que a partir do dia 1 de junho vai deixar de recomendar o uso da letra i maiúscula no termo Internet. A alteração será publicada na nova versão do livro de estilo da agência.

 

A mudança é significativa pois o livro de estilo da AP é adotado em pleno ou é usado como base para os livros de estilo de alguns dos meios de comunicação mais relevantes do mundo.

Mas esta não é a única alteração ‘tecnológica’ a salientar no anúncio da Associated Press. A palavra Web também passará a ser escrita em letras minúsculas. Adeus Web, olá web.




Internet e Web, dois dos termos mais relevantes no universo online, podem assim começar a perder o seu estatuto de nome próprio para assumirem mais a designação de nomes comuns. Isto porque apesar da alteração, que se espera ver alargada a vários meios de comunicação, continuará a existir quem defenda o uso dos termos como nomes próprios.

É como Sol – a nossa estrela – e o sol que brilha para os astros de outro sistema planetário. Ou seja, a aplicação da letra maiúscula ajuda a fazer uma distinção entre nomes, pois um é próprio e específico, com o outro a ser comum e mais generalista.

Publicações de tecnologia de referência, como o The Verge e a Wired, há muito que abandonaram o uso dos termos Internet e Web como nomes próprios.