A icónica empresa britânica decidiu surpreender tudo e todos com a apresentação do seu primeiro veículo elétrico. O Bentley EXP 12 Speed 6e é apenas um carro conceptual, mas podemos muito bem estar a olhar para o futuro da Bentley no que diz respeito à sua aposta nos veículos elétricos.

Nada fazia prever que a marca pudesse revelar um ‘puro elétrico’ no salão automóvel de Genebra, na Suíça. Mas foi esse mesmo o caminho que a Bentley decidiu seguir. O Bentley EXP 12 Speed 6e foi concebido justamente para ajudar a empresa a perceber que rumo deve tomar relativamente aos veículos elétricos.




Depois do show em Genebra e de futuras passagens por Xangai e Califórnia, a Bentley vai ouvir consumidores, analistas e outros agentes do mercado automóvel para perceber como o seu conceito de carro elétrico é recebido. Se a crítica for favorável, então é expectável um carro comercial totalmente elétrico da Bentley no ano de 2021. Recorda-se que em 2018 a marca fará chegar ao mercado um modelo híbrido.

“Precisamos dele [6e Concept]? Ou estamos bem por ainda termos motores de combustão e híbridos? Isto é o que queremos saber. Queremos mandar uma mensagem clara: ‘Se o fizermos, será parecido com este’. Os carros elétricos não precisam propriamente de parecer frigoríficos. Podem ser apelativos. Podem ser sexy. Podem ser emocionais”.

Bentley EXP 12 Speed 6e Concept

As declarações são do diretor executivo da Bentley Motors, Wolfgang Dürheimer, em entrevista à Bloomberg. O responsável da marca não adiantou pormenores sobre um possível motor do carro, nem outras características técnicas, mas o comunicado da marca ajuda a perceber um pouco melhor este EXP 12 Speed 6e Concept.

Diz a Bentley que é seu objetivo desenvolver um veículo elétrico que consiga garantir uma autonomia suficiente para viajar entre Londres e Paris ou entre Milão e Mónaco – algo que coloca a autonomia entre os 300 e os 450 quilómetros.

A Bentley também tenciona equipar o veículo com uma placa para carregamento elétrico por indução, o que dispensaria a utilização de cabos de reabastecimento. No entanto, a empresa britânica diz que o veículo também está equipado com uma entrada AC que permite o carregamento através da típica rede elétrica.

Leia também | Mercedes Maybach 6 – Mais elétricos destes por favor

Outro destaque tecnológico do veículo é o painel OLED curvo que está situado no interior, funcionando como consola de acesso às principais funcionalidades do carro. A Bentley substituiu ainda os espelhos retrovisores laterais por duas câmaras de vídeo.

Em termos estéticos o carro apresenta-se com um design e acabamentos luxuosos, mantendo-se fiel ao estatuto que acaba por ser a imagem de marca da Bentley. O responsável de design da empresa, Stefan Sielaff, prefere destacar o alto contraste que existe entre o branco exterior do veículo e vermelho característico que foi usado para dar vida ao habitáculo.

Existindo apenas uma unidade do Bentley EXP 12 Speed 6e Concept que servirá exclusivamente para exposição, não foram definidos preços para o veículo. Mas caso o conceito venha a transformar-se num veículo comercial, então certamente será um carro de luxo com um preço a condizer.

Bentley EXP 12 Speed 6e Concept Bentley EXP 12 Speed 6e Concept Bentley EXP 12 Speed 6e Concept Bentley EXP 12 Speed 6e Concept Bentley EXP 12 Speed 6e Concept Bentley EXP 12 Speed 6e Concept Bentley EXP 12 Speed 6e Concept