O dia de amanhã vai ser ‘negro’… pelo menos para aqueles que têm maior dificuldade em resistir a bons negócios. Esta sexta-feira, 25 de novembro, acontece a Black Friday, um dos dias mais esperados do ano para quem gosta de compras online a preços competitivos.

A loucura da Black Friday em Portugal nunca será tão intensa como aquela que se verifica nos Estados Unidos, país onde nasceu esta ‘tradição consumista’ e onde as marcas lutam taco a taco pelo melhor preço para o cliente, que não hesita em madrugar ou passar horas a fio em filas até conseguir o produto tão desejado.




Mas com a crescente aposta no comércio eletrónico, comprar na Black Friday tornou-se muito mais simples. Seja no computador, no tablet ou no smartphone, bastam alguns cliques para que passe do desejo de comprar a ter o artigo a caminho de sua casa.

No que toca às tecnologias, algumas marcas e lojas aproveitam esta onda de consumo para estender a Black Friday a todo o fim de semana ou até mesmo durante várias semanas – basta pensar na Amazon. Há ainda quem se mantenha fiel à tradição e baixe os preços apenas durante a sexta-feira e há ainda quem dê uma ‘perninha’ à Cyber Monday, que acontece já na próxima segunda-feira e que se destina exclusivamente a preços especiais em compras online. Mas a verdade é que os dois dias estão cada vez mais indistinguíveis.

Os preços mais baixos são aplicados tanto a produtos selecionados como a todos os equipamentos disponíveis em loja física ou online, variando de marca para marca – ou de empresa para empresa – a percentagem a descontar do preço final.

O FUTURE BEHIND agrupou algumas das empresas, marcas e lojas que vão ter descontos na Black Friday. Ainda não é claro quem vai vender o quê e a que preço, motivo pelo qual a informação que segue abaixo será atualizada ao longo do dia de hoje e de amanhã.




Amazon – É uma das maiores lojas de comércio eletrónico e há descontos em tablets, Fire TV e nas colunas inteligentes com a assistente Alexa;
Apple – A marca da maçã está a oferecer vales de desconto na compra de iPhone, iPad ou Mac;
BQ – A marca espanhola está a fazer descontos em smartphones, tablets e também num eReader
eBay – Descontos até 70% em diferentes categorias de produtos de eletrónica;
El Corte Inglés – Até 50% de desconto direto em videojogos, gadgets, som portátil, informática fotografia. Campanha válida de 24 a 27 de novembro;
Electronic Arts – Descontos até 75% na página Origin para videojogos populares da empresa;
Fnac – 50% de desconto imediato em consolas, portáteis, câmaras fotográficas, smartphones e outros dispositivos, nas lojas físicas e online a partir das 21h30 de hoje;
Leya – eBooks com descontos entre 30% a 40%;
Media Markt – Descontos em smartphones, computadores, televisores, eletrodomésticos e sistemas de som. Promoções estendem-se até o dia 28 de novembro e podem ser consultadas em catálogo;
MEO – Entre os dias 25 e 28 de novembro a operadora promete fazer descontos em alguns produtos;
Microsoft – Promoções em produtos Surface, Lumia, Xbox e Office;
Nintendo UK – Descontos até 40% em jogos para as consolas 3DS e Wii U;
NOS – A operadora anunciou descontos que vão até 110 euros em alguns modelos de smartphones e duram até segunda-feira.
PcComponentes – As promoções em componentes, computadores e acessórios, e podem chegar aos 60%.
PCDiga – Descontos em vários artigos de gaming, componentes para computadores e outros gadgets;
Phone House – Os descontos já estão disponíveis, vão até cem euros e até ao dia 27 de novembro;
Playstation – Até 60% de desconto em jogos para as diferentes consolas da marca;
Science4You –  Entre os dias 25 e 27 a marca portuguesa de brinquedos educativos vai ter descontos até 70%;
Smart Talk – A empresa especializada em acessórios para smartphones vai estar com promoções até 60%;
Staples – Oferta do valor do IVA em talão em compras feitas entre o dia 29 e novembro e 10 de dezembro;
Vodafone – Anúncio no site de Black Friday e Cyber Monday só a partir de amanhã;