As plataformas de comunicação estão a assumir uma grande importância na vida dos utilizadores de internet. Basta pensar nos números impressionantes que alguns destes serviços de messaging apresentam: o WhatsApp e o Facebook Messenger têm mil milhões de utilizadores cada um.

Já vimos que o futuro da experiência dos utilizadores nos dispositivos móveis vai passar muito pelas plataformas de messaging e também pelas aplicações como as assistentes virtuais. A Google mostrou-nos um pouco deste caminho com a plataforma Allo.

É importante para as publicações conseguirem estar onde os leitores estão. E se os leitores estão no Facebook Messenger, então é para o Facebook Messenger que vamos.

No início do ano o Facebook anunciou a abertura da sua plataforma de messaging, permitindo que os programadores criassem robôs de conversação que ajudam na interação com os utilizadores.

Hoje estreamos no FUTURE BEHIND o nosso bot de Facebook. É uma ferramenta simples e tem como objetivo ajudar o leitor à chegar às suas notícias preferidas. Ou seja, em vez de ter de abrir o site do FUTURE BEHIND, basta falar com o nosso bot no Facebook Messenger para ficar a saber quais as nossas últimas publicações.

bot-facebook-messenger

Quer falar com o nosso bot no Facebook Messenger? Faça scan a este código!

Esta é a primeira versão do bot do FUTURE BEHIND e podemos considerar que está em fase beta. O objetivo é que o sistema continue a receber melhorias ao longo dos tempos e fique mais completo.

A primeira vaga de feedback será importante para percebermos também como é que os utilizadores interagem com este tipo de ferramentas, o que ajudará a limar a experiência de utilização em futuras atualizações.

O Facebook Messenger passa a ser assim mais um complemento de informação para os leitores do FUTURE BEHIND. Como já é habitual, todo o feedback é bem-vindo.

Boas conversas.