É o vídeo que está a dar que falar: um veículo da Polícia de Segurança Pública recriado dentro do jogo Grand Theft Auto V (GTA V), da Rockstar Games, a fazer uma perseguição em alta velocidade. Depois de curvas e contra-curvas a força de segurança portuguesa ‘digital’ lá consegue prender o bandido que procurava.

A Polícia de Segurança Pública no GTAA Polícia Segurança Pública a resolver uma ocorrência no GTA. Segurança e trabalho de equipa, pela causa pública!

Obrigado ao Carlos Franco e à Workgrafix – Brand Agency pelo trabalho e inspiração.

Publicado por Polícia Segurança Pública em Sábado, 4 de Junho de 2016

O vídeo foi partilhado na página de Facebook da PSP, uma entidade que se tem destacado por uma estratégia diferenciadora nas redes sociais: por exemplo, diz com antecedência onde vão estar os radares de velocidade e no dia em que a sexta temporada da série Game of Thrones estreou em Portugal passou uma ‘multa’ ao dragão da personagem Daenerys Targaryan.

multa-dragao-psp

Em apenas 78 horas o vídeo já amealhou 153 mil visualizações e a publicação já foi partilhada centenas de vezes nas redes sociais. Mas não foi da PSP que partiu a ideia de criar o carro e a perseguição dentro de GTA 5. A ideia e conceção foi feita por Carlos Franco da empresa Workgrafix, como a própria polícia refere na sua publicação.

“A ideia partiu da Workgrafix por conta própria que mostrou à PSP, onde adoraram a ideia”, explica Carlos Franco numa conversa por chat com o FUTURE BEHIND.

“Sou grande fã do jogo [GTA V] e da PSP. Em tempos ainda concorri [à polícia], mas não tive sucesso. E como há a possibilidade de modificar o jogo na versão para computador, a ideia surgiu porque existem outros gamers a fazer o mesmo para os seus países”, adiantou.

Carlos Franco explicou que a decoração de cada veículo demora cerca de seis a sete horas.  É que além do veículo mais tradicional da PSP o designer português tem outros modelos trabalhados.

carlos-franco-gta-v (4) carlos-franco-gta-v (5) carlos-franco-gta-v (8) carlos-franco-gta-v (9)


carlos-franco-gta-v (3) carlos-franco-gta-v (1) carlos-franco-gta-v (2)

A modificação do jogo que permitiu criar o vídeo vai em breve ser disponibilizada para que outros jogadores portugueses possam ter acesso aos veículos personalizados, contou o criador. Alguns mods já podem ser descarregados neste link.

O grande sucesso do vídeo surpreendeu Carlos Franco. “Não esperava tamanha reação, o que dá vontade de continuar”. O objetivo é mesmo esse. A próxima etapa passa por também conseguir recriar o fardamento da PSP.

Como web designer e designer gráfico o criador português já tem 17 anos de experiência, mas como modificador do GTA V tem poucos meses pois só em 2016 é que adquiriu o jogo. “A veia artística já vem de traz”, salientou.



Sem mais artigos