Muitos lembrar-se-ão do vídeo que no início de junho fez furor na internet em Portugal: um carro da Polícia de Segurança Pública (PSP) recriado no videojogo GTA V. Atualmente esse mesmo vídeo já tem 241 mil visualizações, mais cem mil do que tinha quando falámos do projeto e da pessoa que lhe deu vida: Carlos Franco.

Nessa entrevista o modder tinha dito que as suas criações não iam ficar por ali. E é isso mesmo que Carlos Franco tem demonstrado. Na página de Facebook dedicada aos seus trabalhos já é possível ver veículos de outras entidades e organizações portuguesas.



Entre as novas adições ao universo de GTA V, um dos videojogos mais populares dos últimos anos, o elemento da Workgrafix escolheu veículos da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Polícia Municipal, do Instituto de Socorros a Náufragos, da ANA Aeroportos de Portugal e até da companhia de aviação portuguesa TAP. Os downloads podem ser feitos através deste site.

Crédito de todas as imagens: WorkgrafixCarlos Franco GTA V Portugal Carlos Franco GTA V Portugal Carlos Franco GTA V Portugal Carlos Franco GTA V Portugal Carlos Franco GTA V Portugal Carlos Franco GTA V Portugal Carlos Franco GTA V Portugal Carlos Franco GTA V Portugal Carlos Franco GTA V Portugal Carlos Franco GTA V Portugal

Carlos Franco confirmou ao FUTURE BEHIND que neste momento já existem 23 veículos disponíveis para download. Entre os mods que mais sucesso têm feito na comunidade de jogadores de GTA V está o veículo conceptual que desenvolveu com a imagem da PSP e também a recriação de um veículo que já pertenceu à frota da força de segurança, o clássico Volkswagen Beetle.

Os veículos modificados criados por Carlos Franco já foram descarregados mais de 12 mil vezes, um número de destaque sabendo que os mods interessarão sobretudo à comunidade portuguesa de GTA V, um jogo lançado em abril de 2015 para a plataforma Windows.

Em resposta a um internauta o criador português também revelou qual a receita que permite criar estes veículos personalizados: “3D Max Studio, Photoshop, ZModeler, muita paciença, alguma pesquisa”.

Quando questionado sobre o veículo que mais trabalho deu a desenvolver – cada criação demora em média entre seis e sete horas -, Carlos Franco ‘esquivou-se’: “É o que estou a fazer neste momento, mas é surpresa”.