Existem quatro grandes jogos de futebol com os quais cresci e perdi muito (mesmo muito) tempo. Match Day e International Soccer para Spectrum, FIFA já nas consolas mais recentes e obviamente aquele que pode ser visto como o pai de todos os grandes jogos de treinador… Championship Manager.

Hoje estou aqui não para fazer uma análise  ao jogo, até porque Championship Manager faz parte do passado e agora temos outro título que tenta ser o rei dos jogos de simulação de treinador. Football Manager continua a ser atualizado todos os anos, com todas as novidades de cada época. No FUTURE BEHIND já vos dissemos o que achamos do jogo, lembram-se?

Mas se não estou aqui para fazer uma análise a um jogo o que é que estou aqui a fazer? Estou aqui para escrever aos verdadeiros fãs de Championship Manager, aqueles que nunca esqueceram o título… aqueles que o recordam com alguma nostalgia.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | InstagramTal como eu, tenho vários amigos fãs deste tipo de jogo. Ao falar com um deles sobre o passado destes simuladores fui (felizmente) informado que um grupo de fãs tinha pegado no código fonte de Championship Manager 01/02 e atualizado o conteúdo para a época de futebol 18/19, maravilhoso!

Sim leram bem… Championship Manager 01/02, aquele jogo que nos fazia ler rapidamente os comentários que iam surgindo naquela caixa colorida.

O jogo lançado em 2001 foi, e continua a ser, um dos favoritos entre a comunidade de fãs. Um jogo mítico que viu alguns dos seus “olheiros” começarem uma carreira no mundo do futebol, mais especificamente em scouting. Foi também com este tipo de jogos que os clubes de futebol e o seus departamentos de scouting começaram a elaborar relatórios baseados nas pontuações dos jogadores, já viram tudo o que um simples jogo para computador pode fazer?

Mas falando da época 2018/2019… com este ingrediente fantástico, podemos ter acesso ao velhinho jogo mas para jogar a presente época. Acaba por ser quase como uma viagem no tempo, ligar o computador e viajar até 2001 mas com toda a informação da presente década para que possamos treinar a nossa equipa e levá-la aos triunfo!  

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Não vou analisar o jogo como já vos disse, vou apenas escrever sobre o que me faz, 18 anos depois, vibrar com este jogo. Para lá de ser “agora” um jogo minimalista, ou seja com poucas opções em comparação aos Football Manager mais recentes, o CM 01/02 consegue ser um jogo rápido, de fácil uso e que mesmo em 2019 nos consegue transportar de uma forma fantástica para o mundo dos treinadores de futebol. Se nunca jogaram este jogo, por falta de interesse ou porque são novos demais para se lembrarem a ideia é simples: O jogo não tem as imagens do que se passa no campo, é um relato em formato texto, mas mesmo assim continua a ser viciante, dinâmico e que mesmo todos estes anos depois nos faz vibrar a cada golo, vivemos cada segundo com aquela emoção típica do futebol.

Sim Ronaldo e Messi estão incluídos neste update feito por verdadeiros apaixonados pelo jogo, talvez com uma análise um pouco exagerada nestes dois casos mas a verdade é que a maioria dos campeonatos foi atualizada bem como todos os plantéis. Um trabalho que certamente foi bastante demorado com a atualização de milhares de jogadores, equipas e até estádios. Por falar em craques, quem é que não se lembra do célebre Tó Madeira? Jogador criado em nome próprio por um dos pesquisadores em Portugal, como conta o jornal O PÚBLICO na P3, que se tornou lenda por ser um craque no jogo e que está presente nesta atualização não oficial. Penso mesmo que este nome nunca será esquecido, a própria Sports Interactive (responsável pelo jogo Football Manager) tem uma equipa de futebol composta por funcionários com o nome de F.C. Tó Madeira, juntam-se aos domingos para competir em ligas amadoras e celebrar aquele que foi um dos maiores craques de sempre em jogos de futebol.

Reparem bem na atualização feita, disponibilizada em outubro, podemos ver que jogadores portugueses como Gonçalo Guedes, Diogo Dalot ou Bruma estão presentes. Acho que posso mesmo dizer que todos os novos craques e jovens promessas estão presentes nesta atualização de CM 01/02.


Para terem uma noção da atualização, mostramos aqui a atual seleção campeã da Europa… Portugal!

Ao comparar este título aos mais recentes Football Manager é fácil de perceber que não se trata de um jogo recente, como já disse anteriormente é um jogo com aspeto simples e sem grandes requisitos. Isto pode ser uma vantagem, é que o jogo corre em qualquer computador atual, não é preciso placa gráfica de topo e corre em modo janela permitindo-vos algo que está na moda nos dias de hoje… multitasking. No meu caso coloco os relatos em super-rápido o que me permite fazer vários jogos num curto espaço de tempo… ideal para o intervalo do jogo de futebol ou mesmo para aquela viagem de comboio, não acham? Mas cuidado, quando começarem não vão conseguir parar.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Esta atualização foi feita pela equipa de um fórum dedicado aos apaixonados por Championship Manager e é lá que podem encontrar toda a informação sobre a mesma. Aconselho a que passem por lá e experimentem este Championship Manager, as recordações que vos vai trazer sao fantasticas. Se nunca jogaram, façam-no e tenham em atenção a evolução que se fez sentir nos jogos do género desde o início dos anos 2000 até aos dias de hoje. Impressionante.

Podia continuar a falar sobre a minha experiência neste renovado Championship Manager 01/02 mas tenho jogadores para comprar e vender e jogos para fazer. Caso experimentem CM 01/02 deixem os vossas ideias e experiências na caixa de comentários.

N.R.: Championship Manager 01/02 foi disponibilizado como freeware pela EIDOS no ano de 2008. O FUTURE BEHIND opõe-se totalmente
à prática de downloads ilegais.

Sem mais artigos