As redes sociais, pelo menos algumas, continuam a ser um universo em expansão. Algo que também cresceu nos últimos tempos foi a quantidade de pessoas que fazem dinheiro com o YouTube.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas como é que fazem dinheiro? E conseguem viver apenas com os valores pagos pela gigante tecnológica? É impossível dizer quanto ganham, até porque irá sempre variar de caso para caso, mas deixamos aqui uma ideia de como é que podem fazer dinheiro com a famosa plataforma multimédia.

Existem três formas de fazer dinheiro com o YouTube:

  • A primeira e mais óbvia será o Google AdSense, aqui o criador de conteúdo é pago por visualizações e este valor pode variar. Depois de uma rápida pesquisa sobre o Google AdSense e os seus pagamentos encontramos esta resposta no blogging your passion: “O AdSense paga por cada clique (PPC – Pay-Per-Click), por isso o criador será pago tendo em conta os cliques que tem nos anúncios publicitários. O pagamento por clique podem ser alguns, poucos, cêntimos até alguns dólares”.

 

  • A segunda forma de ser pago também é simples: O criador de conteúdo pode ter anúncios acordados com outras empresas e aí vai receber tendo em conta o acordo que tem com essas mesmas empresas. Aqui vai depender do público-alvo das empresas e de quanto estão dispostas a investir naquele conteúdo… quanto é que aquele conteúdo lhes pode dar de volta.

 

  • Por fim, o criador pode ganhar dinheiro por recomendar produtos durante os seus vídeos. Quanta vezes é que não passaram por um vídeo com product placement ou com um unboxing em que na descrição do vídeo tinham os links para as lojas dos tais produtos? O mais provável é que o criador de tal vídeo esteja a ganhar um valor por cada venda que é feita através daqueles links.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas bem, nada melhor que um vídeo no Youtube para explicar como é que os Youtubers fazem dinheiro, não é verdade? O Miguel Ferreira do canal Solid Creations fez um vídeo onde explica isso mesmo. São 8 minutos e no fim tem um gato a tocar bateria. Aqui está:

 

 

 

N.R.: Este artigo foi elaborado em parceria com o canal de Youtube Solid Creations 

Sem mais artigos