uAbci_-g8QE

Decidimos apostar numa publicação dedicada às novas tecnologias. Porquê? Porque agora, mais do que nunca, Portugal está a mostrar-se ao mundo através de pessoas, projetos e empresas muito interessantes. Portugal está a afirmar-se como um importante núcleo tecnológico. Queremos acompanhar e fazer parte desta nova etapa.

O objetivo é que o FUTURE BEHIND venha a ser um ponto de paragem no seu dia a dia, seja porque quer ficar a par das mais recentes novidades do sector tecnológico português e internacional, seja porque procura uma reportagem mais completa sobre determinado tema ou ainda porque procura algo mais específico que não consegue encontrar noutras publicações.

Hoje a tecnologia é um tema transversal a todos nós, já não é só ‘conversa de geeks’. Se tem um smartphone, um tablet ou um portátil vamos ter de certeza algum conteúdo que lhe interessa. E vamos fazer com que tenha vontade de ter um drone, uma impressora 3D ou um carro de condução autónoma – estas são apenas algumas das fronteiras que agora estão a ser ultrapassadas.

A nossa missão é clara e define-se em poucas palavras: qualidade dos conteúdos, experiência de utilização e grande aposta nos formatos multimédia.

Preferimos o ‘bom’ ao ‘muito’, mas tentaremos encontrar um equilíbrio entre os dois sempre que possível. Preferimos leitores interessados e envolvidos do que a apresentação de números volumosos que têm por base a contagem das visualizações de página.

Gostamos de tecnologia, é o que nos move. Queremos que goste de tecnologia connosco e que faça parte desta nova comunidade FUTURE BEHIND.

 

Como nos queremos diferenciar

Já existem publicações de referência e blogues em português que acompanham o universo das tecnologias no geral. Pode parecer um mercado preenchido, mas sabemos que há espaço para fazer mais e também melhor em vários aspetos. Esta será uma das nossas principais motivações.

Vamos procurar acrescentar valor nas diferentes notícias. Isto pode ser feito de várias maneiras seja conhecendo melhor um projeto junto de quem o criou, procurando uma explicação mais aprofundada de temas que por vezes parecem complicados ou apostando em conteúdos multimédia – porque em muitas situações uma imagem vale mesmo mais do que mil palavras.

Queremos ter histórias que ninguém tem, mas temos consciência que no segmento das tecnologias muitos acontecimentos vêm de fora: empresas como a Google, o Facebook, a Microsoft, a Apple, a Amazon, a Samsung ou a Nintendo – só para referir algumas – vão fazer com que estejamos sempre atentos aos grandes temas internacionais.

E queremos estar um passo à frente na compreensão dos temas. Um anúncio por parte de uma empresa portuguesa ou estrangeira não fica aí encerrado – há consequências, há perspetivas para explorar e certamente que no final haverá um bom artigo para escrever.

Sabemos também que a tecnologia faz-se muito de gadgets e serviços que usamos no quotidiano, nos dispositivos e nas ferramentas que não existiam, mas que rapidamente conquistam a nossa atenção.

Neste sentido vamos ter uma grande aposta em análises e nas opiniões de especialistas para que possa em alguns segundos e com uma pesquisa simples encontrar um artigo que o ajudará a tomar uma posição sobre um assunto mais teórico ou simplesmente para o ajudar a decidir em que câmara fotográfica deve investir.

 

O nome

Future = Futuro; O tempo que há de vir; Destino; O resto da vida; Vindouros; Tempo verbal que indica ação futura;

Behind = Atrás; Anteriormente; Em lugar do passado; No lado posterior; Mais para além de;

Pareceu-nos interessante a conjugação dos conceitos de Futuro e Passado. Mas nesta perspetiva o que queremos passar aos leitores é o conceito de que na tecnologia rapidamente o futuro, o amanhã, pode fazer parte do passado. O que é espetacular hoje pode já ser normal daqui a um mês. O que é revolucionário agora poderá estar totalmente estabelecido e standardizado em três anos. Aquele conceito que parece futurista pode não passar disso mesmo, se calhar nunca chega a ser concretizado… Cá estaremos para lhe contar se assim é ou não.

Quer um exemplo simples desta ‘velocidade’ tecnológica? Pense por exemplo nos smartphones. Há bem pouco tempo um dispositivo topo de gama apresentava processadores de dois núcleos, 2GB de memória RAM na ‘loucura’ e sensores fotográficos ‘poderosos’ de oito megapíxeis. Hoje, olhando para aquilo que existe no mercado, um telemóvel com as mesmas características pode ser considerado de gama baixa.

Parece-nos também importante explicar o porquê da escolha do nome em inglês. Apesar de sermos uma publicação portuguesa direcionada para os falantes da língua portuguesa, a verdade é que não podemos deixar de pensar de uma forma global.

Existem muitas formas através das quais pretendemos capitalizar a marca. As redes sociais são o exemplo mais básico desta ideia: uma fotografia de um portátil no Instagram tanto pode interessar a um português, como a um brasileiro, como a um tailandês ou a um japonês.

Nas plataformas sociais vamos tentar ser mais um amigo seu, que faz boas recomendações e mostra-lhe conteúdos interessantes. E queremos que sejam um canal de comunicação constante. Por agora no Facebook, no Twitter e no Instagram, mas em breve em muitas mais plataformas. Queremos construir um Futuro consigo.

Fale connosco. Use a hashtag #StartFuture

Pelo mesmo motivo apostamos no domínio FUTUREBEHIND.COM, mas se assim preferir também pode visitar-nos em FUTUREBEHIND.PT. A escolha é sua – do nosso lado só queremos contar consigo.

Queremos estar ligados a todos os que gostam de tecnologia e para isso temos de ter parte do nosso ADN estruturado de forma global. Se a tecnologia foi criada para ligar o mundo e as pessoas, quem somos para contrariar essa ideia?

O logótipo

O logótipo do FUTURE BEHIND é constituído por dois elementos: o nome em texto e um ícone que servirá como imagem de marca e referência ao projeto.

No caso do texto optamos por uma tipografia mais clássica e que de certa forma tenta criar uma ligação emocional com a imprensa escrita. Afinal estamos a tentar construir uma publicação de referência e é nosso objetivo a médio prazo ser um meio de comunicação reconhecido pela Entidade Reguladora da Comunicação (ERC).

Quanto ao ícone optamos por uma postura simplista, mas que transmite de forma clara a nossa mensagem. Como já dissemos anteriormente, na tecnologia rapidamente aquilo que parece o futuro passa a fazer parte do passado, abrindo caminho para novos gadgets e para novas ferramentas.

Logo Grande

Futuro e passado são no entanto dois conceitos que estão sempre ligados pois não há um amanhã sem um hoje e um ontem. Por isso optamos por um logótipo que ‘puxa’ o leitor nos dois sentidos: queremos que sinta que estamos sempre a trabalhar os temas mais relevantes e mais avançados da área tecnológica, e que saiba ao mesmo tempo que este será sempre um índice de informação para o que já aconteceu.

A escolha do símbolo também foi inspirada nos sinais tipográficos de maior (>) e menor (<) não a pensar na matemática, mas antes nos sistemas de programação. Num futuro não muito distante saber uma linguagem de programação será tão essencial como até recentemente era saber falar e escrever inglês, francês, italiano, alemão ou qualquer outro idioma.

Será uma vantagem para quem o souber e será claramente uma desvantagem para quem não o souber. Mas mais do que isso: uma grande parte do nosso futuro será ditado por estas linguagens de programação, pelo que estará sempre presente no nosso quotidiano. Assim como esperamos que o FUTURE BEHIND esteja no seu.

 

O design

O segredo é a alma do negócio, mas a questão do design para nós não precisa de ser um deles. O FUTURE BEHIND é uma publicação desenvolvida em WordPress, um sistema que já suporta 25% do total dos sites que existem na Internet.  

Procuramos garantir a melhor experiência de utilização e por isso escolhemos o tema 15 Zine pelo simples facto de ser um dos que atualmente garante as melhores condições que pretendemos para atingir os nossos objetivos, sobretudo na vertente multimédia.

É por isso possível que encontre outras publicações com um aspeto semelhante ao nosso, mas para começar era justamente este o conceito que procurávamos.

Imagens grandes e de qualidade, integração nativa de fotografia, vídeo e som, fotogalerias apelativas, suporte para os principais serviços de Internet e diferentes sistemas de abertura de site que serão aplicados consoante as situações o exijam. Porque se o FUTURE BEHIND hoje tem um aspeto, amanhã quando nos visitar já poderá ser ligeiramente diferente porque existem assuntos que pedem uma maior atenção.

O mais importante é que o FUTURE BEHIND é uma publicação responsiva e adapta-se a dispositivos com ecrãs de qualquer tamanho, havendo também suporte para funcionalidades exclusivas dos equipamentos com touchscreen. Apostamos num design minimalista e nada complexo, mas gostamos de pensar que ao mesmo tempo conseguimos garantir o essencial da informação e o valor acrescentado que procura.

Estamos em constante evolução por isso agradecemos que nos contacte se encontrar algum erro ou se tiver sugestões a fazer. E por falar nisso…

 

Estamos a aprender e queremos evoluir

Na página institucional onde explicamos de forma rápida quem somos e o que fazemos, deixamos claro que neste momento o FUTURE BEHIND é um projeto em fase beta. Isto significa que uma boa parte das funcionalidades do nosso serviço estão prontas e funcionais, mas será importante o feedback de todos para que possamos concretizar o objetivo de sermos uma nova referência no jornalismo tecnológico em Portugal.

Diga-nos o que pensa: do nome do projeto, do logótipo que escolhemos, do design de site que estamos a usar, o que pensa da nossa missão e o que espera de nós. Fale connosco e nós responderemos logo a seguir.

Tal como um browser está sempre em evolução graças ao feedback dos seus utilizadores, também queremos estar sempre em bicos de pés à espreita de novidades que possam servir melhor o nosso propósito: informá-lo e dar-lhe todas as ferramentas possíveis para que possa formar uma ideia própria sobre os diferentes temas tecnológicos.

Deixe as suas sugestões aqui mesmo neste artigo, na caixa de comentários, ou ao longo dos artigos que vamos publicar. Também estaremos sempre disponíveis na nossa secção de contactos.

Esperamos que goste ou venha a gostar de tecnologia tanto como nós. Esperamos que a partir de hoje queira fazer parte do FUTURE BEHIND.

Sem mais artigos