A Mojang, produtora mais conhecida pelo videojogo de grande sucesso Minecraft, revelou no final da semana passada um novo jogo. É gratuito e está disponível no Steam para quem o quiser experimentar. Pode até nem ter sido propositado, mas está de certa forma relacionado com a série Game of Thrones, que estreia hoje em Portugal a sua sexta-temporada.

Crown and Council é um jogo simples e nada exigente em termos de processamento e grafismo. É um título de estratégia ao estilo Risco, no qual o objetivo é conquistar todo o território existente. Não há cá 51% para mim, 49% para ti. Enquanto não esmagar por completo a concorrência o nível não é terminado.

A temática medieval e o foco na destruição de outras famílias de sangue azul criam aqui uma associação com o difícil mundo de Westeros. E o timming do lançamento – o título foi disponibilizado dois dias antes da estreia mundial de Game of Thrones -, não ajuda a afastar esta ideia.

Já experimentámos o jogo da Mojang e concordamos quando o estúdio sueco diz que “é fácil de jogar, mas não tanto de ganhar”.

Se as mecânicas de jogo resumem-se a alguns passos simples – conquistar território, por terra ou por mar, e construir edifícios para assegurar a nossa presença, na prática é algo mais difícil de concretizar.

No começo de cada nível existem quatro reis – nós somos o que tem bigode. Podemos optar por uma estratégia de assentar arraiais e juntar algum dinheiro para desferir um ataque pesado na concorrência ou então ir conquistando pedaço a pedaço. Cada uma tem as suas vantagens, mas também as suas desvantagens.

Um dos aspetos que podia tornar este jogo muito mais interessante era uma versão online. Por agora não existe, mas quem sabe se uma atualização futura não permite que jogadores de todo o mundo testem as suas estratégias de jogo.

O título da Mojang foi totalmente desenvolvido apenas por uma pessoa, Henrik Pettersson, e serve também para mostrar que dentro do estúdio respira-se mais do que apenas Minecraft.