Chegou aquela altura do ano em que milhares de jovens portugueses decidem não só o seu futuro, mas de certa forma também o do país. Os dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) mostram um aumento no número de vagas em universidades e institutos politécnicos no geral [total de 51.348 vagas]. Há também um aumento nas vagas nos cursos de Engenharia e Técnicas Afins [total de 9.083 vagas], mas há uma diminuição de sete vagas nos cursos de informática [para um total de 864 vagas]. Esta é uma situação que pode apanhar desprevenidos os leitores mais atentos e que encontram recorrentemente nos meios da especialidade notícias que apontam para a falta de informáticos e para a dificuldade de contratação por parte de algumas empresas. Sete vagas pode não ser um número significativo, mas é simbólico. Reduzir o número de vagas não é certamente o cenário que muitos gostariam de ver,  mas também vale a pena recordar que quantidade não é obrigatoriamente sinónimo de qualidade.

Boa quarta-feira.

Há 864 vagas para cursos de informática no Ensino Superior: O Ministério da Educação já revelou o número de vagas por curso e instituição de ensino para o ano letivo de 2016/2017. O número acaba por marcar uma quebra relativamente às 871 vagas disponibilizadas no ano passado na área da informática. A partir de amanhã abre a primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior Público.
Fonte: Público



Agora qualquer utilizador pode pedir a verificação de perfil do Twitter: A rede de microblogues quer trazer um maior grau de confiança à sua plataforma e para isso está a disponibilizar a verificação de perfil para todos os utilizadores interessados – incluindo marcas e empresas. O processo de requisição é simples de completar e o Twitter promete responder no espaço de alguns dias.
Fonte: Twitter [Suporte]

Negócio cloud dá grande força à Microsoft: A aposta de Satya Nadella nos serviços de cloud computing da Microsoft está a surtir efeito. O segmento Azure cresceu, por exemplo, mais de 100% em comparação com igual período do ano passado. Já o segmento dos dispositivos móveis caiu mais de 70%. A Microsoft conseguiu entre abril e junho deste ano receitas de 20,6 mil milhões de dólares e um lucro de 3,1 mil milhões de dólares.
Fonte: Recode

Rise of the Tomb Raider chega à PlayStation 4 a 11 de outubro: O jogo foi um exclusivo temporário da Xbox One até ao final de janeiro deste ano, altura em que chegou aos computadores Windows. Mas o acordo entre a Microsoft e a Crystal Dynamics nas consolas foi um pouco mais além. Agora sabe-se que a mais recente aventura de Lara Croft vai chegar à PlayStation 4 a 11 de outubro – resta saber se depois também haverá uma versão em Ultra HD para acompanhar a PS4 ‘Neo’.
Fonte: GameSpot

Investigadores criam método de armazenamento 500 vezes mais denso do que o dos discos rígidos: Cientistas da Universidade de Tecnologia de Delft, nos EUA, conseguiram armazenar 1Kb de dados num átomo de cloro com apenas 100 nanómetros de diâmetro. Ou seja, através do mesmo método é possível armazenar o equivalente a 62TB de dados em apenas 2,5 centímetros/quadrados de área. A técnica ainda está em desenvolvimento e envolve temperaturas muito baixas, a rondar os 196 graus negativos. O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, participou neste desenvolvimento.
Fonte: Engadget / Diário de Notícias

Sem mais artigos