A tradição diz-nos que o próximo smartphone da Apple vai ser apresentado em setembro ou no início de outubro, com a chegada do equipamento a fazer-se nas semanas seguintes. Quer isto dizer que em breve o novo iPhone entrará em produção e que vão surgir rumores em grande volume. Da China chegam relatos de uma pessoa que teve acesso aos componentes de novo equipamento e diz que, afinal, ainda não é desta que a Apple vai tentar matar o headphone jack, a entrada de som de 3,5 mm. Mas aquela ideia de que o iPhone virá com duas câmaras fotográficas na parte traseira, um pouco como já acontece com o Huawei P9, está a ficar cada vez mais forte. Será que uma vez mais a Apple não vai ter mão para as fugas de informação?

Este e outros temas no resumo tecnológico de domingo.

NASA Maxwell, o avião elétrico: Já há carros, motociclos e outros veículos elétricos, como as hoverboards, que provam que a mobilidade pode ser amiga do ambiente. Agora a agência espacial norte-americana revelou estar a trabalhar num avião elétrico, movido por 14 motores integrados numa única asa. O Maxwell assemelha-se neste momento a um avião privado, mas a NASA acredita que vai fazer história e contribuir para uma mudança no sector.
Fonte: NASA

iPhone 7 com ligação de 3,5mm e duplo-SIM?: Quase todos os rumores têm apontado que o próximo iPhone não vai trazer a entrada de áudio de 3,5 milímetros… mas agora uma fonte chinesa diz o contrário. A entrada vai manter-se e a Apple estará a preparar outras novidades: pela primeira vez o iPhone poderá suportar dois cartões SIM e poderá também ter 256GB de armazenamento interno. O que parece quase certo é a existência de dois sensores de fotografia no sucessor do iPhone 6s Plus.
Fonte: Engadget

No Man’s Sky consegue manter o nome: A empresa britânica Sky detém o registo da marca Sky. Já obrigou inclusive a Microsoft a mudar o SkyDrive para OneDrive. Nos últimos anos esteve numa batalha legal com os produtores do jogo No Man’s Sky, mas tudo acabou bem para o estúdio Hello Games – conseguiu chegar a acordo com a operadora britânica e assim evitar que o jogo e todo o marketing tivesse de ser refeito a menos de dois meses do lançamento do título.
Fonte: IGN

Aí está o primeiro processador com mil núcleos independentes: Investigadores da Universidade da Califórnia de Davis, nos EUA, apresentaram em conjunto com a IBM o primeiro processador com mil núcleos independentes, querendo isto dizer que cada um pode ser programado de forma específica. Este chip consegue executar 1,78 biliões de instruções por segundo e tem no seu interior 621 milhões de transístores. Cada núcleo atinge os 1.78 GHz de velocidade de relógio e o chip KiloCore, como é conhecido, é eficiente do ponto de vista energético pois cada núcleo pode ser desligado se não estiver em uso.
Fonte: Motherboard

Waze vai ajudar condutores nos cruzamentos difíceis: Quem conduz deve conhecer pelo menos um cruzamento que é um inferno, isto é, não há semáforos a controlar o tráfego e há sempre alguém que tenta a sua sorte sem respeitar as regras da circulação. A aplicação de análise de tráfego automóvel detida pela Google vai agora recomendar rotas que evitem o maior número possível de cruzamentos complicados. A funcionalidade estreia em Los Angeles, nos EUA, mas deverá chegar a mais cidades e países ao longo dos próximos meses.
Fonte: CNET