Há coincidências e depois há o lançamento de dois novos E-readers no espaço de cinco dias. Num mercado tecnológico onde até os tablets têm tido dificuldade em manter as vendas, eis que duas empresas lançam cada uma um novo leitor dedicado de livros eletrónicos.

Um dos modelos pertence à espanhola BQ que oficializou ontem o E-reader Cervantes 3. Na semana passada tinha sido a Amazon, a gigante mundial do comércio eletrónico ,que apresentou aquele que é possivelmente o seu melhor Kindle até à data.

Ainda que sejam dois equipamentos com posicionamentos diferentes, sobretudo ao nível de preço, a verdade é que acabam por ter características técnicas semelhantes. Vale por isso a pena comparar os dois leitores de livros eletrónicos.

BQ Cervantes 3

Ecrã: 6 polegadas sensível ao toque

Resolução: 1.072x1.448

PPI: 300

Retroiluminação: Sim

Níveis de cinzento: 16

Bateria: 1.500 mAh

Dimensões: 169x116x9,5 mm

Peso: 185 g

Armazenamento: 8 GB (5,4GB utilizáveis)
Suporte cartão microSD: Sim, até 32 GB

RAM: 512 MB
Wi-Fi
Wi-Fi 802.11 b/g/n

Redes móveis: Não

Formatos suportados: .epub, .pdf, .fb2, .mobi, .doc, .rtf, .txt, .html

Preço: 149,90 euros

Amazon Kindle Oasis

Ecrã: 6 polegadas sensível ao toque

Resolução: 1.080x1.440

PPI: 300

Retroiluminação: Sim

Níveis de cinzento: 16

Bateria: -

Dimensões: 143x122 mmx3.4-8.5 mm

Peso: 131 g (Wi-Fi), 133 g (Wi-Fi + 3G)

Armazenamento: 4 GB + armazenamento cloud gratuito para conteúdos Amazon
Suporte cartão microSD: Não

RAM: -
Wi-Fi
Wi-Fi 802.11 b/g/n

Redes móveis: Sim, 3G

Formatos suportados: .azw3, ,azw, .txt, .pdf, .mobi, .prc, .html, .doc, .docx

Preço: ~ 255 euros

Não testamos ainda qualquer um dos modelos, mas é de referir que apesar de as características técnicas serem iguais a experiência de leitura pode ser diferente nos dois E-readers. Basta por exemplo que tenham fornecedores diferentes para o ecrã.

O Amazon Oasis tem ainda uma outra característica que deve ser destacada. Ao comprar o dispositivo está a garantir também uma capa protetora em pele, mas o elemento especial deste acessório é o facto de carregar a bateria do E-reader. A tecnológica norte-americana diz que quando o leitor e a capa estão com a bateria cheia, o utilizador pode ter uma autonomia de vários meses.

Como é visível nas especificações técnicas a Amazon não revela a capacidade da bateria. Do lado da BQ sabe-se que tem 1.500 mAh e que garante semanas de autonomia. Outro elemento que parece claro é o facto de o E-reader da BQ ser muito mais acessível no preço.

Se é um leitor ávido que ainda prefere um sistema dedicado para os livros eletrónicos estes são seguramente dois equipamentos aos quais deve ficar atento em 2016. O BQ Cervantes 3 já pode ser comprado, o Amazon Kindle Oasis está neste momento em fase de pré-venda.



Sem mais artigos