A nova geração de jogos Pokémon para as consolas portáteis da Nintendo já tinha sido apresentada, mas a empresa japonesa aproveitou a E3 2016 para mostrar mais algumas novidades. Além de ter introduzido três novas criaturas – Pikipek, Yungoos e Grubbin, que não são os pokémons principais do jogo -, detalhou o sistema Battle Royal.

Na prática este é um novo modo de jogo online nos títulos Pokémon Sun e Moon que colocará ao desafio quatro jogadores em simultâneo. Cada utilizador poderá escolher três pokémons para esta batalha.

Aqui a estratégia é imperativa pois qualquer pokémon pode atacar qualquer outro pokémon. Por exemplo, pode ser atacado três vezes seguidas pelos seus diferentes inimigos e não ter hipótese de ripostar. É um modo de batalha que tanto poderá ser ingrato, como poderá ser recompensador em termos de vitória justamente devido ao sucesso da estratégia escolhida.

Quando um dos pokémons na arena é derrota termina o combate para todos, fazendo-se depois um balanço sobre quantos pokémons cada treinador tem ativos e quantos ajudou a eliminar para que sejam feitas as contas da reputação.

Os jogos Pokémon Sun e Pokémon Moon chegam no dia 18 de novembro.