A década ainda não acabou, mas Edward Snowden já gravou o seu nome como uma das suas principais figuras. O especialista informático norte-americano foi o homem que revelou um dos maiores escândalos de espionagem de sempre e possivelmente o maior na área das tecnologias até à data.

Edward Snowden fez tremer as fundações da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) e das relações internacionais do país. Soube-se por exemplo que até grandes líderes mundiais, como a alemã Angela Merkel, estiveram sob escuta.

A história do delator já foi contada, recontada, publicada em livros e estruturada em documentários. Mas agora chegou a vez de ser interpretada ao bom estilo de Hollywood. Até o próprio Snowden já comentou o lançamento do primeiro trailer.

 

O filme tem a assinatura do realizador Oliver Stone (Born on the 4th of July, Platoon) e conta com a participação de atores como Joseph Gordon-Levitt (Inception, Looper) no papel de Edward Snowden, Zachary Quinto (Star Trek, Heroes) como o jornalista Glenn Greenwald e Nicolas Cage (City of Angels, 60 Seconds) como um agente do governo norte-americano.

Snowden tem estreia mundial marcada para o dia 16 de setembro e o filme é baseado em dois livros, escreve o The Verge: The Snowden Files, escrito pelo jornalista Luke Harding do jornal britânico The Guardian, e Time of the Octopus, escrito pelo advogado russo do delator, Anatoly Kucherena.



Sem mais artigos