O Facebook está disposto a matar as passwords e mais do que ninguém tem condições para o fazer. A rede social tem neste momento o sistema de autenticação mais usado em todo o mundo, mas está a criar outro: um que apenas precisa do número de telemóvel do utilizador.

A ideia do Account Kit é simples. Ao lado do botão que diz “Entrar com a conta do Facebook” vai aparecer um outro a dizer “Entrar com o número de telemóvel”. Na prática o seu número de telemóvel será a chave de entrada para todos os sites que aderirem a este sistema.

Depois de introduzir o número vai receber um SMS com um código único de seis dígitos e esta será a chave que deve usar para fazer a autenticação.

account-kit-facebook1
Então mas não era suposto acabar com as palavras-passe? No sentido mais tradicional da conceito sim, pois não terá de ter uma palavra-passe diferente para cada serviço para garantir uma maior proteção. Estas passwords são geradas pelo próprio Facebook.

O único elemento que recordar é o número de telemóvel, o que não deverá ser um problema para a esmagadora maioria da população.

Ao entrar com o número de telemóvel e um código único descartável – depois de o usar uma vez não volta a ser válido, ser-lhe-ão enviados outros códigos sempre que precisar de autenticar-se – também estará a proteger a sua conta do Facebook já que alguns destes serviços por vezes pedem acesso a parte das informações do seu perfil.

Melhor: o Account Kit nem sequer obriga a que os utilizadores tenham um perfil no Facebook. A rede social assegura que usará as mesmas infraestruturas tecnológica e de segurança que já tem implementadas noutros sistemas de autenticação, garantindo ainda o funcionamento do login por número de telemóvel em 230 países.

Este novo método de autenticação esteve a ser usado em alguns serviços parceiros do Facebook e os resultados são positivos, havendo um aumento na taxa de autenticações e também na taxa de primeiros registos nos sites.

O número de telemóvel fica protegido do lado do Facebook pois é a rede social quem disponibiliza as ferramentas de desenvolvimento para este sistema.

O Account Kit foi revelado na conferência mundial de programadores da tecnológica norte-americana, a F8, a mesma onde foi anunciada a chegada de robôs inteligentes ao serviço Facebook Messenger.