A Europa tem tradição de ser um mercado protecionista, sobretudo na União Europeia a 28. Agora os responsáveis da Comissão Europeia (CE) estão a preparar uma nova proposta que estabelece que um quinto dos conteúdos dos serviços de streaming devem ser feitos na UE. Se por um lado isto pode ajudar a estimular as produções europeias e dar-lhes mais visibilidade – o Netflix marca presença em mais de 190 países, por exemplo -, por outro lado pode assustar as empresas de conteúdos pois vai obrigar a um grande investimento no mercado europeu. É um tema a pensar.

Bom feriado para todos.

Portugal Ventures tem novo CEO: A sociedade pública de capital de risco e uma das entidades mais conhecidas no ecossistema empreendedor português tem um novo diretor-executivo. Celso Guedes de Carvalho liderava desde 2011 a Incubadora de Empresas da Universidade Aveiro.
Fonte: Jornal de Negócios

HP investe no gaming com linha Omen: A Hewlett-Packard já tinha lançado para o mercado duas edições de um portátil com a insígnia Omen. Agora a empresa norte-americana está mais focada no segmento ao anunciar três novos computadores, um monitor, além de estarem prometidos vários periféricos também para jogadores.
Fonte: The Verge

Quotas nos serviços de streaming: A Comissão Europeia está a ponderar criar um conjunto de regras para os serviços de streaming de vídeo por forma a estimular as produções locais. Isto significaria que empresas como a Netflix ou a Amazon seriam obrigadas a garantir que 20% do seu catálogo online era de filmes, séries ou documentários ‘made in Europe’.
Fonte: BBC

Novas versões da Xbox aproximam-se: Já tínhamos dito que tudo parecia apontar para uma E3 interessante por parte da Microsoft. E ontem foi um dia cheio de rumores para a empresa: ainda este ano deverá chegar uma versão slim da Xbox One, enquanto a versão ‘Scorpio’, já com suporte para 4K, deverá chegar só no próximo ano.
Fonte: Kotaku

Google quer smartphones Android mais atualizados: Também já aqui foi referido a confusão que vai no ecossistema Android. Agora a gigante dos motores de busca está a ponderar tornar pública uma lista que até aqui mantinha secreta. Nesta lista estão escalonadas as melhores e as piores marcas de smartphones Android que têm por base os respetivos ciclos de atualização.
Fonte: Bloomberg

Assista ao nascimento de um novo módulo na ISS: A Estação Espacial Internacional vai crescer mais um pouco. E pode assistir a tudo em direto a partir das 10:30 da manhã, hora de Lisboa. É uma oportunidade única para ver como se constrói uma ‘casa’ no espaço.
Fonte: Space.com