O Facebook é das empresas que mais tem apostado no desenvolvimento de um ecossistema de realidade virtual. Além de ser dona da Oculus, também ajudou a desenvolver os Samsung Gear VR, há muito que suporta conteúdos imersivos na plataforma social e tem um plano de investimento de 500 milhões de dólares neste sector.

Mas só hoje, 8 de março, é que o Facebook disponibilizou a sua primeira aplicação oficial para a realidade virtual: chama-se Facebook 360 e por agora apenas dá acesso aos vídeos e fotos em 360º que são publicados na rede social.




A aplicação Facebook 360 está disponível para os Samsung Gear VR e vai também ser um portal de descoberta para conteúdos imersivos. O Facebook vai agregar vídeos e fotografias de vários parceiros selecionados para mostrar aos utilizadores numa secção dedicada.

Em comunicado, a tecnológica norte-americana diz que já foram publicados 25 milhões de fotografias em 360º e um milhão de vídeos em 360º no Facebook. A plataforma é assim uma das principais redes de conteúdos imersivos da atualidade.

Recomendamos: O Facebook mostrou finalmente porque comprou a Oculus

A aplicação Facebook 360 vai estar dividida em quatro grandes categorias: Explore, onde pode descobrir conteúdos de diferentes pessoas, marcas e empresas; Following, onde pode ver os conteúdos imersivos publicados pelas pessoas ou páginas que já segue; Saved, que permite ver os vídeos e as fotos que guardou para ver posteriormente; e Timeline, que permite ao utilizador ‘visitar’ os seus próprios conteúdos em 360º já publicados no Facebook.

Mas esta não seria uma verdadeira aplicação do Facebook se não tivesse uma forte componente social. A tecnológica permite que os utilizadores usem as Reactions como forma de interação com os vídeos e também permite que as pessoas possam partilhar com a sua rede de contactos, diretamente dos Gear VR, os conteúdos que vão descobrindo. Pode ver aqui um exemplo de como funciona a aplicação:

Por agora o Facebook ainda não revelou se a aplicação Facebook 360 também está a ser desenvolvida para os Oculus Rift.

Sem mais artigos