Os artigos instantâneos do Facebook são neste momento uma das principais funcionalidades diferenciadoras da plataforma para o consumo de conteúdos como notícias, publicações de blogues e de outras plataformas. Na prática o Facebook aloja os conteúdos nos seus servidores, o que lhe permite aumentar em dez vezes a velocidade de carregamento desses conteúdos.

A velocidade sempre foi a prioridade deste formato, mas ao longo dos tempos o Facebook tem explorado uma maior abrangência dos Instant Articles.




A mais recente novidade é o suporte para conteúdos multimédia em 360º. Quer isto dizer que agora os produtores de conteúdos podem integrar vídeos e fotografias imersivas nas suas publicações que os Instant Articles também vão mostrar esses ficheiros.

As publicações USA Today e Bild estão entre as primeiras a explorar a nova funcionalidade dos Instant Articles.

Numa publicação no seu blogue, a rede social norte-americana explica que será possível integrar mais do que um conteúdo em 360º nos artigos que estão a ser projetados como Instant Articles.

Já do lado dos utilizadores haverá hipótese de escolha na navegação: tanto podem rodar os smartphones para verem os conteúdos, como podem simplesmente optar pelo swipe para terem acesso aos vídeos e fotografias em modo panorâmico.