O Facebook foi célere a responder ao YouTube na disponibilização de transmissões em direto de vídeos em 360º, apenas não foi tão abrangente. A rede social anunciou a disponibilidade desta opção e hoje, 13 de dezembro, será possível ver a primeira demonstração da nova ferramenta Facebook Live 360.

A transmissão será feita pela National Geographic e poderá ser vista na página da publicação a partir das 17 horas de Lisboa. O livestream vai mostrar o fim de uma missão de isolamento de 80 dias feita por alguns cientistas e que teve como objetivo preparar situações de isolamento que serão vividas numa futura missão a Marte.




O Facebook anunciou que vai disponibilizar um interface de desenvolvimento de aplicações (API) nos próximos meses para a integração da funcionalidade em mais páginas, tendo dito também que as transmissões em 360º acabarão por ficar disponíveis para todas as páginas e utilizadores durante o ano de 2017.

A maior rede social do mundo encurta assim alguma distância, mas não muita, para o YouTube que recentemente também anunciou a chegada de transmissões em direto, em 360º e em 4K para a sua plataforma de vídeos. No caso do YouTube a funcionalidade já pode ser aproveitada por todos os que têm um equipamento compatível.

As transmissões em direto além de colocarem o utilizador no momento da ação através da imediatez, agora vão permitir um maior grau de imersão graças aos vídeos panorâmicos.