O mundo de facto nunca mais foi o mesmo após as revelações de Edward Snowden relativamente aos programas de espionagem que condicionavam a privacidade digital dos utilizadores. Agora quase todas as grandes tecnológicas fazem anúncios relacionados com a área da segurança ou privacidade. Todas estão a fazer um esforço para que os utilizadores sintam que estão totalmente seguros quando usam os seus serviços. O Facebook Messenger é uma das maiores plataformas de comunicação e vai agora adotar encriptação end-to-end, querendo isto dizer que as suas mensagens estarão fortemente protegidas sempre que estiver a falar com alguém. Fotos, vídeos e GIFs ainda não fazem parte desta nova vaga de segurança, mas pelo menos é um começo.

Bom sábado e boas leituras.

Perfil do CEO do Twitter no Twitter foi pirateado: Jack Dorsey é o diretor executivo da rede de microblogues e viu o seu perfil ser invadido pelo grupo ‘OurMine’ – o mesmo que esteve na base dos ataques feitos a perfis de outras figuras tecnológicas como o CEO da Google, Sundar Pichai, e o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. Foram publicadas algumas mensagens inofensivas no Twitter de Jack Dorsey, publicações que foram entretanto eliminadas.
Fonte: Engadget

Facebook teste mensagens cifradas no Messenger: O WhatsApp já garante conversações cifradas na sua plataforma, mas devido ao formato mais aberto do Messenger os desafios são outros. O Facebook anunciou que começou a testar um formato mais seguro da aplicação e que os utilizadores vão até ter a hipótese de escolher um período de tempo durante o qual a mensagem está disponível. As novas funcionalidades deverão ser lançadas globalmente ao longo do verão.
Fonte: The Verge

Snowden critica novas leis russas na área da segurança: A Rússia de Vladimir Putin chama-lhe novas regras anti-terrorismo. Para o delator Edward Snowden é um dia negro para o país. De acordo com as novas regras os operadores de telecomunicações e internet são obrigados a armazenar um conjunto de dados dos utilizadores, incluindo mensagens, chamadas e fotografias, que podem ser requeridos por autoridades oficiais. Recorda-se que Snowden está neste momento asilado na Rússia depois de ter fugido dos EUA por ter revelado um escândalo de espionagem onde também eram recolhidos um grande número de dados de utilizadores.
Fonte: Independent

A Marcha Imperial tocada por 64 leitores de disquetes: Em 2011 Paweł Zadrożniak tornou-se conhecido na internet por ter recriado a sonoridade da marcha imperial com dois leitores de disquetes. Agora o polaco está de volta e com uma ‘orquestra’ muito maior: 64 leitores de disquetes, oito discos rígidos e dois scanners. Um vídeo que vai agradar aos verdadeiros fãs de hardware.
Fonte: Paweł Zadrożniak [YouTube]

Bots do Skype agora podem participar em conversas de grupos: Uma das maiores revelações da Microsoft do ano de 2016, os bots conversacionais, agora podem ser incluídos em conversas de grupo. A novidade faz parte de uma atualização que a tecnológica norte-americana fez ao seu programa de desenvolvimento de bots e que já conta com 30 mil programadores. Outra novidade é a possibilidade de os bots agora mostrarem cartões informativos, uma forma visualmente mais rica de estes robôs comunicarem e ajudarem os utilizadores.
Fonte: PC World

Sem mais artigos