A partir de hoje, e com um artigo por mês, vamos mostrar-vos o melhor que se faz em Portugal na área do gaming… Sejam jogos, acessórios ou mesmo merchandising. Vamos perceber o que está por detrás da ideia, de que forma surgiu e quais os planos para o futuro. 

Feito em Portugal #1 – Soccerabilia

Não é de hoje, com os ESports, que o desporto faz parte do gaming… Há muito que temos jogos de futebol, tennis, golf, desportos motorizados, ou a junção disto tudo com os títulos que têm aparecido com algumas das edições dos Jogos Olímpicos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas vamos deixar o nosso foco naquele que muitos consideram o desporto rei, o futebol. Nos dias de hoje temos dois distintos títulos, FIFA e Pro Evolution Soccer,  que tentam agarrar a atenção dos fãs mas no passado outros jogos existiram para fazer a delicia dos loucos pela bola. A história diz-nos que um dos primeiros, se não o primeiro, jogos eletrónicos de futebol foi Soccer: Lançado em 1973 pela Japonesa Taito (que agora pertence à Square Enix), Soccer tratava-se de uma maquina arcade onde os jogadores controlavam apenas dois jogadores, um atacante e um guarda-redes, representados por traços brancos em cima de uma superfície verde.

Crédito: Taito

Mas a tecnologia evolui e com a evolução da tecnologia também os videojogos de futebol começaram ter um aspeto diferente. Na década de 90, mais especificamente em 1992, aparecia um título que ainda hoje tem uma boa legião de fãs, falamos de Sensible Soccer. Desenvolvido pela Sensible Software para os antigos sistemas Amiga e Atari ST, o jogo que permitia efeitos magníficos a cada remate, viu o ultima jogada de equipa ser feita em 2007 com o título Sensible World of Soccer para Windows Vista e Xbox Live Arcade.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Tristes porque não há mais Sensible Soccer? Temos boas noticias: Está em Early Access na loja Steam aqueles que muitos consideram o sucessor espiritual de Sensible Soccer – Sociable Soccer 

Mas melhor que isso… Se vos dissermos que podem vestir a vossa paixão por Sensible Soccer? E ainda que podem associar isto à paixão que têm pelo vosso clube? Seja ele o Belenenses, o Sporting CP ou o Penafiel? É verdade, das mãos de um fã daqueles videojogos que agora chamamos retro surgiu a Soccerabilia

Estivemos à conversa com o criador, João Marques (consultor de profissão), para que nos explicasse de onde surgiu a ideia e o que é que a mesma pode trazer aos fãs de futebol e de videojogos. O criador diz-nos que a ideia surgiu devido à “onda de revivalismo em que vivemos” e à paixão por temas como o futebol, os videojogos e todo o ambiente de amizade que se sente em torno do futebol e dos jogos eletrónicos, mas claro para João Marques o principal objetivo da sua Soccerabilia é “mexer com as memórias, e levar a que uma simples t-shirt, com um design simples, pudesse dinamizar um debate entre amigos”… e não é mesmo isso que queremos do desporto e dos videojogos? Amizades e companheirismo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A mente por detrás desta ideia não é Designer de profissão mas diz-nos que “foi fácil começar a testar as ideias logo com um dos jogos de PC que mais lembranças me traz: o Sensible Soccer” pois facilmente se lembrou dos temos da Amiga e da “magia de criar torneios, de mudar os nomes dos jogadores, de mudar os equipamentos e de lá ficar horas seguidas com amigos. Conhecer as jogadas típicas, como os golos de meio campo em balão com um ligeiro efeito. Era pura magia, porque podíamos ser os nossos ídolos, jogar pela nossa equipa ou até comprar os nossos ídolos para a nossa equipa. Foi o primeiro grande jogo sobre futebol real… E, opinião pessoal, foi o melhor de sempre”.

Crédito: Soccerabilia

A Soccerabilia permite-nos vestir com orgulho as cores da nossa equipa ou mesmo dos nossos ídolos, enquanto mostramos a nossa paixão pelos pelos primórdios dos videojogos de futebol. São muitas as escolhas mas para o criador tudo começou com a coleção Trios, esta surge “precisamente das primeiras versões do jogo, em que as equipas tinham as suas estrelas (três)”. Existem ainda coleções como os Onze, que tal com o nome indica são os 11 da equipa com especial destaque para as três estrelas da equipa, e ainda o Pixel Star Player. Esta ultima, segundo o criador, surgiu como um aproveitamento de recurso… “Não conta muitas histórias, mas haverá sempre quem goste por associar o boneco do Sensible Soccer à sua equipa de coração”

Existem ainda outras coleções que podem conhecer no website do projeto e a promessa do criador que nos diz que “tudo será personalizável”. Por isso fica a dica, se têm um orgulho tremendo no clube da vossa cidade e se sempre tiveram um carinho especial por Sensible Soccer, ou mesmo por Pixel Art, o melhor que podem fazer é contactar a Soccerabilia com a vossa ideia de T-shirt de sonho.

Por fim perguntamos ao João quais as ideias para o futuro, se podíamos ver T-Shirts com personagens de outros tipos de videojogos, a resposta não foi certa mas animadora… “faço encomendas… isso já seria fugir da Soccerabilia… Mas não fugiria à encomenda”.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: Até ao dia 30 de junho, e como forma de celebrar o primeiro Feito em Portugal, podem usar o código FUTURE05 na loja online Soccerabilia e ter 5% de desconto no valor final da vossa encomenda. Oferta Soccerabilia.

Sem mais artigos