Football Manager 2022

Football Manager 2022 – Análise

Será este ano o tão falado 3x5x2 a tática a usar neste Football Manager 2022? Treinadores de bancada, esta mensagem é para vocês: passado mais um ano cá estamos de novo para vos apresentar as novidades que Football Manager 2022 nos traz.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Será que, com lançamentos anuais, FM 2022 ainda é capaz de surpreender ou acaba por cair rapidamente no esquecimento? O espetáculo do futebol está de volta para todos os treinadores de bancada, balcão, ou até de sofá… vamos a isso.

.

Para Football Manager 2022, a SEGA e Sports Interactive conseguiram pegar no jogo do ano passado (que já estava bastante bom) e implementar melhoramentos em pontos importantes, que por acaso até estão na moda: como a tática 3x5x2. Outra alteração interessante prende-se no backstage, mais precisamente a análise de dados do pré e pós-jogo, mais e melhor informação na parte da observação de jogadores é também uma melhoria interessante para quem quer FM 2022 para puxar todas as skills de olheiro que nunca foram usadas devido a… escolhas de vida.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Desde o início da temporada, no mundo real, que muito se tem falado (e escrito, por quem percebe disso) sobre as táticas com 3 defesas agora usadas pelo Benfica e o Sporting, embora nas ligas europeias já existissem equipas como o Inter de Milão, Atlético de Madrid e o Manchester United que já as usassem. Este ano a Sports Interactive teve atenção a este aumento de equipas a usar táticas com 3 defesas e, ao contrário do que acontecia nas edições anteriores, onde teríamos 3 defesas centrais que atuavam simplesmente na sua área, este ano vamos finalmente poder por os dois centrais um pouco mais afastados para dar mais largura.

Do mundo real para Football Manager 2022

No futebol real, aquele que gera milhões de milhões, as equipas técnicas usam equipamentos de topo e software de gestão profissional para que os analistas consigam obter dados de jogo, a nível coletivo e individual, e assim perceber onde é que existem áreas a melhorar. Preparem-se porque Football Manager 2022 usa o mesmo software que as equipas de futebol profissionais e isso nota-se no tipo de dados que temos acesso nestes relatórios de pré e pós-jogo.

No pré-jogo conseguimos obter melhores informações do estado físico e dos treinos para podermos escolher melhor a equipa para os jogos e para otimizar os treinos para esses mesmos jogos. Já no pós-jogo temos uma mão-cheia de dados para podermos analisar no fim do jogo ou até no fim de cada mês.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

No fim do jogo temos vários parâmetros importantes para ser analisados: desde passes, remates, golos, ímpeto geral do jogo, desempenho de cada jogador durante os 90 minutos, entre outras. A informação é nos dada em gráficos apresenta-se de uma forma clara e de fácil compreensão para podermos extrair o máximo partido de tudo o que nos é apresentado mesmo sem curso de treinador UEFA. Acreditem, dei por mim no trabalho a pensar nestes gráficos e nas alterações a fazer para o próximo jogo.

Football Manager 2022 01 11 2021 20 44 16

Mas nem tudo em Football Manager 2022, as licenças continuam a precisar de um update. Por exemplo, na Liga Portugal apenas temos os três grandes. E acaba por ser estranho, imaginem-se no sorteio da liga dos campeões e ter a equipa “Zebra” no vosso grupo… o pensamento vai automaticamente para o medo de perder com uma equipa desconhecida (que nos diga o Real Madrid quando perdeu com os amigos do Sheriff Tiraspol), mas não, acabei a perder com uma equipa bem conhecida. Os Zebra são, na verdade, a Juventus.

Este tipo de situações acabam por nos levar a perder um pouco do envolvimento com o jogo, e sim, são coisas que acabamos por conseguir alterar… mas vir de origem com licenças era interessante.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Bem sei que existe a versão mobile de Football Manager, mas adorava ter uma companion app para conseguir, mesmo afastado do computador, tratar das questões técnicas da equipa. Renovações de contrato, alterar treinos, ou até procurar jogadores. Sem nunca avançar no jogo, apenas algo para me deixar fazer a minha pesquisa quando afastado do PC.

Voltando à tática posso dizer que experimentei a 3x5x2 e a 4x3x3 . No entanto, a minha equipa não se adaptou bem a tática de 3 defesas ou se calhar posso não ter dado tempo suficiente para ela se adaptar… até porque com a 4x3x3 parecia o Bayern Munich a dar goleadas. Mas claro, o que funciona para mim, pode não funcionar para vocês, é uma questão de olharem para a vossa equipa e experimentar, percebendo depois o que melhor se adapta ao vosso futebol. Dados não vos vão faltar.

Football Manager 2022 01 11 2021 20 44 16

Futuras estrelas

Algo que também percebemos durante o tempo de análise foi a capacidade que os olheiros têm, neste Football Manager 2022, para encontrar novas estrelas. Não foi preciso muito tempo para encontrar alguns jogadores que passado uma época ou duas consegui vender pelo dobro do preço ou até mais.

Também a inteligência artificial das equipas adversárias está melhorada, sendo notório que durante o jogo os adversários conseguem adaptar-se melhor a alterações táticas do que aquilo que conseguiam fazer em edições passadas do simulador.

patreon

Considerações finais

Após umas boas horas de jogo e de vários cabelos brancos a tentar gerir a equipa para ser bem-sucedida, o que podemos dizer sobre este Football Manager 2022 é que tal nos anos anteriores este é um jogo que vai ocupar muitas horas. Novas animações, mais informação e melhor conteúdo vão fazer com que os fãs da série e os apaixonados por futebol mergulhem de cabeça em mais um ano de simulação.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

As adições a Football Manager 2022 deram uma abordagem ainda mais realista ao jogo. Melhor informação significa análises mais corretas o que por sua vez significa, na teoria, melhores escolhas e melhores resultados. Se vale a pena atualizar da versão 2021 para este 2022?

Sim. Tal como disse, as novas adições elevam Football Manager 2022 a um novo patamar, mais meticuloso, mais realista. Não fossem as licenças e o facto de ter que jogar contra a Zebra, e FM 22 estava no ponto.

As boas notícias são que Football Manager 2022 para PC e Xbox vai estar disponível no serviço Xbox Game Pass logo no dia do seu lançamento. Dias felizes.

nota 4 recomendado
Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

+ Mais e melhores dados para análise
+ Melhoramento da tática de 3 defesas
+ O jogo 3D este bastante fluido e com boa qualidade

– A falta de licenciamentos de muitas equipas
– Num jogo tão bonito, pedia algo mais no modo de fotografia

N.R.: A análise do Football Manager 2022 foi realizada em PC com acesso antecipado a uma cópia do jogo cedida pela Play & Game.