A evolução dos drones tem sido notória no mundo em geral, mas também em Portugal. Se há três anos o tema parecia ainda erudito e era desconhecido da maior parte das pessoas, 2016 tem sido um ano pródigo neste segmento tecnológico. Tem havido registo de eventos de drones um pouco por todo o país: Braga, Lisboa, Miranda do Corvo, Leiria e agora também em Gaia. Mesmo em eventos mais específicos, como o Landing.jobs Festival ou a Maker Faire Lisboa, tem havido corridas de drones. A Autoridade Nacional para a Aviação Civil já tem uma base legislativa para os drones. Temos empresas, como a Tekever, que são referência internacional nos drones. E também estão a ser dados passos largos para que haja a liga portuguesa de corrida de drones. Quase que é possível falar numa ‘dronificação’ de Portugal.

Bom domingo.

Termina hoje o Gaia Drone Fest: O primeiro festival de drones realizado na cidade de Gaia só termina às 20 horas por isso ainda vai a tempo de espreitar as atividades que estão preparadas. Há demonstrações de drones, workshops de construção de aeronaves não tripuladas e minicursos de iniciação à filmagem aérea. O evento realiza-se no Estádio Municipal Parque da Cidade.
Fonte: Gaia Drone Fest

Facebook vem a público clarificar regras das transmissões em direto: A funcionalidade Live do Facebook foi usada segundos após um indivíduo ter sido baleado por um polícia nos EUA. A rede social retirou o vídeo do ar alegadamente por falha técnica, mas devido ao choque e à importância da dita transmissão, voltou a ficar disponível. Agora o Facebook esclarece que as transmissões em direto devem respeitar as normas de utilização que existem na rede social, mas admite que mesmo em vídeoa violentos – como foi o caso – com intuito de sensibilização, prova ou debate, esses vão ficar disponíveis.
Fonte: PC Mag / Facebook



CEO do YouTube pede que estrelas online falem contra o racismo e a violência: Susan Wojcicki escreveu uma carta aberta endereçada aos principais influenciadores da plataforma que lidera. Pede que usem a influência que têm junto dos seguidores para promover uma mensagem positiva, uma que seja contra a violência e o racismo – dois temas que abalaram os EUA nos últimos meses. “Não há grupo de pessoas na Terra que tenha mais poder para mover as pessoas do que o vosso”, lê-se numa das passagens.
Fonte: Recode

Apple vai abrir academia de desenvolvimento para iOS na Europa: A Universidade Federico II, de Nápoles, em Itália, vai ser a primeira na Europa a receber uma academia de desenvolvimento para iOS promovida pela própria Apple. O curso arranca em outubro deste ano e terá a duração de nove meses. Ao todo 200 estudantes vão poder participar no programa.
Fonte: TechTimes

Atenção aos downloads paralelos do Pokémon Go: Da mesma forma que era expectável que os jogadores contornassem o bloqueio geográfico da aplicação, também era de esperar que piratas informáticos aproveitassem a grande procura que o jogo está a ter para disseminar malware. É justamente isso que está a acontecer. Uma versão da aplicação Pokémon Go descarregada fora do Google Play contém um malware, chamado SandroRAT, que permite ao cracker ganhar acesso ao seu smartphone.
Fonte: Android Central