A Google disponibilizou esta semana a primeira versão final do kit de desenvolvimento de software para o Google Daydream, a plataforma de realidade virtual da tecnológica norte-americana. Até aqui o SDK estava disponível, mas apenas em versão beta. Com o lançamento da primeira versão ‘pública’ os programadores podem trabalhar com ferramentas muito mais estáveis.

O kit de desenvolvimento pode ser descarregado a partir do site oficial da Google para programadores da plataforma Daydream.



A Google anunciou numa publicação no seu blogue que estabeleceu uma parceria para garantir que os motores de desenvolvimento Unity e Unreal Engine são suportados nesta primeira versão do Daydream SDK.

Esta integração nativa permite que os programadores tirem proveito dos ambientes de desenvolvimento aos quais estão habituados, mas com a possibilidade de explorarem, por exemplo, a integração do controlador proprietário que vai acompanhar os óculos Google Daydream.

Mas tal como refere o Engadget, existe um ‘pequeno’ problema. A disponibilização do SDK significa que os programadores podem preparar as suas aplicações para que estejam disponíveis no primeiro dia de lançamento do Google Daydream, mas ainda não há dispositivos certificados para este ambiente de realidade virtual.

Por agora apenas o Nexus 6P pode ser usado como ferramenta de teste, mas a Google salienta que mesmo neste dispositivo os programadores podem encontrar algumas limitações gráficas e de processamento.

Sem mais artigos