A Google diz que faz 18 anos hoje. Se a Google o diz, quem somos nós para duvidar? A celebração está um pouco por todo o lado. Existe um doodle dedicado no motor de busca, foi publicada uma fotografia no Instagram a preceito e no Twitter são várias as mensagens publicadas que brincam com o facto de a Google ser agora maior de idade.

Google Doodle 18 anosMas a data do aniversário da tecnológica não é consensual. Basta abrir a Wikipédia para encontrar logo o primeiro ponto de discórdia. De acordo com a maior enciclopédia online, a data de fundação da Google é 4 de setembro de 1998.

Depois é possível recordar as celebrações que a própria Google foi fazendo ao longo dos últimos anos e que nem sempre foram feitas no mesmo dia. A publicação Search Engine Watch publicou um trabalho no ano de 2011 onde salientava isso mesmo.

Por exemplo, no ano de 2002 a Google celebrou o seu aniversário no dia 27 de setembro. Nos dois anos seguintes foi a 7 de setembro. A partir daí voltou a fixar-se no dia 27 de setembro para revelar os Doodles de aniversário.




De acordo com os registos que existem, a Google submeteu o pedido para se transformar oficialmente numa empresa no dia 4 de setembro de 1998, o que por um lado podia ser visto como a génese do seu nascimento. Por outro lado a validação da existência da empresa só chegou três dias depois, a 7 de setembro de 1998 – daí a data que está registada por exemplo na Wikipédia.

Numa outra perspetiva, o domínio Google.com foi registado no dia 15 de setembro de 1998. Sabendo que o motor de busca foi o primeiro grande produto da tecnológica, então também poderia ter sido usado para marcar os seus aniversários.

A publicação Search Engine Watch, que gaba-se de acompanhar a gigante norte-americana mesmo antes do seu nascimento oficial, isto é, dos tempos em que Sergey Brin e Larry Page ainda estavam na universidade, chegou a escrever artigos de celebração de aniversário para a tecnológica nos dias 7 de setembro.

Ainda há mais margem para interpretação de aniversários tendo em conta que o serviço que antecedeu o Google – chamado de BackRub – já estava funcional no ano de 1997.

Mas então de onde vem a data de 27 de setembro? Esse foi o dia em que a Google contratou o seu primeiro funcionário, um marco que ao que tudo indica teve um maior impacto na afirmação da empresa do que a sua própria fundação.




Para os mais curiosos a Google tem uma timeline disponível onde registou os seus principais momentos. É de notar que essa página já não é atualizada desde o final de 2014, mas ainda assim consegue dar uma boa perspetiva daquele que tem sido o percurso da tecnológica.

Em apenas 18 anos – ou será que 18 anos é muito tempo no extremamente competitivo mundo das tecnológicas? – a empresa conseguiu criar e acercar-se de vários produtos que são utilizados por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo: motor de busca Google, navegador Google Chrome, serviço de email Gmail, sistema operativo Android, serviço de georreferenciação Google Maps, serviço de vídeos online YouTube e loja de conteúdos Google Play.

Pelo percurso que fez até aqui a Google ‘merece’ celebrar quando quer o seu aniversário. E se é hoje, então que assim seja: parabéns Google.