A tecnológica norte-americana quer dar mais força à plataforma WebVR, um sistema que permite a execução de conteúdos de realidade virtual diretamente a partir do browser. Além de já suportar a tecnologia no navegador Chrome, agora a Google criou um site dedicado onde é possível encontrar experiências de realidade virtual na web.

O portal chama-se WebVR Experiments e por agora tem 12 conteúdos de realidade virtual. Não é um número elevado de experiências, mas é um número suficiente para mostrar o potencial da realidade virtual em ambiente online e num navegador de internet.




Um dos conteúdos disponíveis, Konterball, é inclusive uma experiência multijogador, querendo isto dizer que pode interagir com um amigo em VR.

Nesta fase o WebVR está acima de tudo direcionado para dispositivos móveis. Em vez de obrigar os utilizadores a instalarem uma aplicação dedicada, encontrar experiências de realidade virtual deve ser tão simples como entrar num site e ‘já está’, defende a Google.

As experiências estão ainda desenvolvidas em código aberto para que os programadores interessados possam perceber melhor como funciona a relação código-mecânicas de jogo em ambiente de realidade virtual. A tecnológica norte-americana está ainda a aceitar submissões de experiências desenvolvidas para WebVR, procurando conteúdos inspiradores, experimentais e que consigam surpreender.

Google Cardboard, Google Daydream, Samsung Gear VR, Oculus Rift, PlayStation VR, Windows Mixed Reality e HTC Vive são alguns dos equipamentos com os quais já pode ou vai poder experimentar as WebVR Experiments. Em alguns casos poderá ser necessário utilizar navegadores experimentais, sendo o único requisito que sejam compatíveis com o protocolo WebVR.

Mesmo não tendo um destes equipamentos de realidade virtual pode, por exemplo, aceder aos conteúdos através do Google Chrome no seu computador e sem óculos VR – a experiência mostra-se em 2D e perde o sentido imersivo.