Em abril a GoPro anunciou duas novas iniciativas relacionadas com o segmento de realidade virtual. Uma delas, chamada de GoPro VR consiste num portal online onde agrega produções de realidade virtual feitas por utilizadores de todo o mundo. A outra iniciativa recebeu o nome de Live VR e consiste num sistema que permite a transmissão em direto de conteúdos em 360º.

Agora a empresa norte-americana mostra um pouco mais do Live VR. É constituído por um sistema de câmaras que permitem captar imagens em 360º e inclui um transmissor que envia o vídeo para uma central. Têm algum impacto visual, mas pouco impacto ao nível de aerodinâmica ou peso – ao ponto de poder ser usado em desportos motorizados.

No exemplo que a GoPro revela acompanhamos a história de um pai e de um filho, o primeiro piloto reformado de motociclismo, o segundo ainda no ativo. Graças ao sistema Live VR o pai pode acompanhar as provas do filho como se estivesse sentado mesmo atrás dele. Para isso precisa de uns óculos de realidade virtual e a aplicação compatível com o sistema da GoPro.

O vídeo tem seis minutos e é uma produção dramática em comparação com as típicas demonstrações tecnológicas a que estamos habituados. Mas se se interessa pela realidade virtual ou até pelo motociclismo, então vale a pena ficar atento.

Sem mais artigos