Como é que sabemos que os smartphones são um sucesso? Pelo facto de serem vendidas centenas de milhões de unidades todos os anos – só no ano passado foram expedidos 1,4 mil milhões de telemóveis inteligentes, de acordo com a IDC. Como é que sabemos que a PlayStation 4 é um sucesso? A Sony continua a partilhar números de vendas e os últimos dão conta de 40 milhões de unidades comercializadas até maio deste ano.

Então como é que sabemos como vai o mercado da realidade virtual? As duas principais empresas – Oculus VR e HTC Vive – não partilharam ainda números de vendas dos seus equipamentos de VR, mas agora a publicação Road to VR traz alguma luz sobre o desempenho dos HTC Vive.



Recorrendo à ferramenta SteamSpy, que usa dados de milhões de jogadores da plataforma de videojogos para produzir estatísticas sobre o mercado online, o jogo Tilt Brush vendeu até à data 94.911 unidades. Este acaba por ser um bom indicador pois este é um dos jogos que vêm de origem com os HTC Vive.

Apesar de a SteamSpy admitir uma margem de erro – que colocaria as vendas mínimas do jogo nas 86 mil unidades e máximas de 103 mil -, os valores estarão próximos do número real de unidades vendidas. Querendo isto dizer que os HTC Vive estarão perto da barreira das cem mil unidades comercializadas.

A HTC ainda não revelou números oficiais, nem a Oculus VR revelou relativamente aos Oculus Rift, não sendo por isso possível neste momento ter um termo de comparação entre o desempenho de venda dos dois equipamentos.

Os valores calculados para os HTC Vive podem ser vistos como positivos sabendo que as vendas do equipamento apenas começaram no início de abril e que o preço recomendado para o mercado norte-americano é de 799 dólares e de 899 euros para o europeu.

Sem mais artigos