A HTC Vive deu hoje mais um passo de afirmação no segmento da realidade virtual ao anunciar a loja de aplicações Viveport. Neste espaço os utilizadores vão poder encontrar conteúdos e experiências VR de todas as áreas, menos de videojogos.

Informação, educação, redes sociais, vídeos imersivos em 360º, notícias, desporto, saúde, viagens e compras serão algumas das categorias que vão estar disponíveis.




A Viveport já está a ser testada na China e já conta com mais de 100 experiências de realidade virtual. Muitas destas aplicações estão disponíveis na loja SteamVR, mas devido à relação muito forte da SteamVR com os videojogos as restantes aplicações acabavam por não estar em grande evidência.

Quando for disponibilizado o Viveport vai chegar a 30 países

O projeto Viveport quer isso mesmo: dar um lugar de destaque às aplicações de realidade virtual que vão além dos videojogos. A primeira versão beta vai chegar “nas próximas semanas”, revela a HTC Vive em comunicado, sendo esperado um lançamento oficial no último trimestre do ano.

HTC Viveport

Mas a tecnológica já vai avisando: “[O Viveport] É construído com um foco na comunidade global de programadores, o seu sucesso vai estar ligado ao sucesso da montra de conteúdos da plataforma”, lê-se no blogue oficial.

A Viveport vai estar disponível nos próprios óculos HTC Vive, através do menu de navegação Vive Home, em formato desktop e também numa aplicação móvel.