No evento onde revelou um novo smartphone, o Honor V9, a tecnológica chinesa também revelou um novo acessório para telemóveis inteligentes. Chama-se Honor VR Camera e é um dispositivo que permite captar fotografias e vídeos em 360º.

Por agora os pormenores sobre a Honor VR Camera são escassos, pois muito provavelmente a Huawei vai guardar os detalhes para a sua apresentação no Mobile World Congress.




Sabe-se que o gadget foi desenvolvido em conjunto com a empresa Insta360 e que terá capacidade não só para captar fotografias, como também para captar vídeo e fazer transmissões em direto. O YouTube já suporta transmissões de vídeo em 360º e em 4K, enquanto o Facebook também já começou a testar esta funcionalidade. A Next360 é uma plataforma portuguesa que também suporta live streams imersivos.

 

A câmara vai funcionar com uma aplicação dedicada que também foi desenvolvida pela Insta360, escreve o Android Authority.

Ainda não são conhecidos preços para a Honor VR Camera, o que acabará por ser um elemento importante no sucesso do dispositivo. A Huawei não é a primeira tecnológica a revelar um equipamento dentro deste conceito: no ano passado a Alcatel revelou as câmaras Alcatel 360, cujo preço estimado rondava os cem euros.

A criação de equipamentos que além de portáteis podem ser integrados com facilidade nos smartphones poderá ser um dos caminhos para tornar os conteúdos de realidade virtual mais populares junto dos utilizadores, ao mesmo tempo que vai aumentar a produção de conteúdos dentro deste segmento.