A Samsung foi até à IFA 2016 revelar dois novos relógios inteligentes: o Samsung Gear S3 Classic e o Samsung Gear S3 Frontier. Os equipamentos herdam muito do aspeto e do modo de funcionamento do modelo anterior, o Gear S2, como o design arredondado e a moldura rotativa.

Entre si existem mais semelhanças do que diferenças. Ambos têm um processador Exynos de dois núcleos, 786 MB de memória RAM, 4GB de armazenamento interno, bateria de 380 mAh – que deverá garantir uma autonomia entre três a quatro dias – e ainda módulos GPS.



Também têm o mesmo diâmetro de 46 milímetros, a mesma construção em aço inoxidável, ecrã Super AMOLED de 1,3 polegadas resistente a arranhões com tecnologia always on – o dispositivo terá sempre um mostrador digital -, resistência à água e ambos são compatíveis com braceletes de 22 milímetros, o standard usado pela indústria.

De acordo com a apresentação da Samsung qualquer bracelete que existe no mercado será compatível, mas a tecnológica também desenhou algumas específicas para estes novos equipamentos.

Já o sistema operativo fica a cargo do software proprietário Tizen, com a Samsung a garantir o acesso a aplicações de alguns parceiros com nome de ‘peso’ como são os casos do The Washington Post, The Wall Street Journal, Spotify, BMW, Seat, Uber, Nest, Yelp. HERE e até o Museu Nacional do Prado, em Espanha. Ao todo já existem mais de dez mil aplicações para os Gear S3 afirma a Samsung.



Mas se fossem iguais em tudo não seria necessário ter duas versões do mesmo relógio. Existem algumas diferenças a apontar. Por exemplo, o Classic tem dois botões laterais proeminentes enquanto os do Frontier são mais retangulares e espalmados.

Samsung Gear S3Isto porque o Frontier é o modelo mais destinado para quem procura um relógio de estilo jovem. Os que procuram um relógio com um estilo mais clássico devem, pois claro, escolher o Gear S3 Classic.

Samsung Gear S3As diferenças vão no entanto um pouco além dos pormenores estéticos. O Gear S3 Classic vem com suporte para tecnologia 4G, Wi-Fi e Bluetooth, enquanto o Gear S3 Frontier apenas suporta Wi-Fi e Bluetooth. Esterá poderá ser um factor decisivo para alguns consumidores dependendo do seu perfil de utilizador, mas certamente também terá impacto direto no preço das duas versões.

A Samsung ainda não revelou qual o valor dos dois relógios nem a sua data de chegada ao mercado, apontando apenas como janela de lançamento o “final do ano”, de acordo com a imprensa internacional.