O mundo tecnológico começou a desconfiar que algo estava para acontecer quando a loja online da Apple ficou em manutenção. A mensagem de ‘Voltamos em breve’ por norma só é mostrada quando há uma introdução de novos produtos. Foi justamente isso que aconteceu há algumas horas.

Sem recorrer a um evento ou transmissão em direto, a Apple anunciou um pequeno conjunto de novos produtos que podem ser comprados na loja online da marca da maçã na próxima sexta-feira, 24 de março, a partir das 15:01H, informa a empresa.

iPhone 7 e iPhone 7 Plus em vermelho

Lembra-se do Noa H10le? O smartphone que conhecemos durante o Mobile World Congress apresentava um design próximo ao do iPhone, mas destacava-se pela cor vermelha. Sim, pode ser apenas mais uma cor, mas o facto de ser um tom pouco comum para um dispositivo móvel, tornava o Noa H10le mais apelativo.

Agora também a Apple tem os seus mais recentes smartphones, os iPhone 7 e iPhone 7 Plus, disponíveis em vermelho. Esta edição limitada insere-se numa campanha para ajudar o Fundo Mundial num programa de apoio contra o VIH. Não é a primeira vez que a Apple cria um produto em vermelho a favor desta campanha, mas é a primeira vez em que o iPhone é englobado.

Os iPhone 7 e iPhone 7 Plus têm as mesmas características dos outros modelos do smartphone, variando apenas na cor. Mas como é uma edição limitada, os preços também sobem: o iPhone 7 vermelho custa 889 euros e o iPhone 7 Plus vermelho custa 1.029 euros – ambos nas configurações de 128GB, estando também disponíveis em 256GB por mais 110 euros.

Novo iPad de 9,7 polegadas

O iPad Air 2 deu lugar a uma nova versão do tablet, simplesmente chamada de iPad. Este novo modelo apresenta-se com um ecrã Retina de 9,7 polegadas que a Apple diz ser mais brilhante do que o seu antecessor. Em contrapartida, e como destaca o Engadget, o ecrã deste novo iPad não é laminado, querendo isto dizer que há uma distância notória entre o vidro frontal e o ecrã propriamente dito, algo que não acontence em qualquer um dos outros iPad.

Olhando para a folha de comparações entre todos os iPad atualmente disponíveis, este novo iPad é aquele que provavelmente apresenta o ecrã de menor qualidade pois também não tem uma camada antirreflexo. Mas até que seja possível entrar em contacto com o equipamento, deve ser dado o benefício da dúvida a este novo iPad.

iPad 2017

Em termos de especificações há a registar uma melhoria no processador – o novo iPad apresenta-se com um chip A9 – e o facto de estar disponível em versões de 32GB e 128GB. O novo iPad não é compatível com o Apple Pencil, nem com o Smart Keyboard. O tablet mantém a mesma câmara fotográfica de oito megapíxeis e a capacidade de gravar em Full HD do modelo anterior.

O elemento mais interessante neste novo equipamento é o seu preço. A versão de 32GB custa 419 euros, enquanto a versão de 128GB custa 519 euros. Estes são dos iPad mais acessíveis que a Apple já disponibilizou, sobretudo no seu momento de lançamento, pelo que parece claro que o objetivo aqui é estimular a venda de unidades do tablet.

Novidades no iPhone SE e no iPad Mini 4

Tanto o smartphone como o tablet mantém exatamente as mesmas especificações, havendo apenas uma alteração na quantidade de armazenamento que disponibilizam aos utilizadores.

O iPhone SE deixa de estar disponível em 16GB e 64GB para passar a estar disponível em 32GB e 128GB. A Apple decidiu não mexer no preço certamente para compensar o ‘envelhecimento’ das restantes especificações. Assim sendo, o modelo de 32GB custa 499 euros e a versão de 128GB custa 609 euros.

Já o iPad Mini 4, que estava disponível em 32GB e 64GB, agora só está disponível numa variante de 128GB. O preço é de 499 euros.

Novos acessórios para o Apple Watch

Além das novidades já referidas, a tecnológica de Cupertino decidiu ainda disponibilizar novas versões dos braceletes que podem ser comprados para o Apple Watch. Além de novas cores, agora também é possível comprar um bracelete da Nike à parte – antes só era possível comprar a versão especial do Apple Watch criada em parceria com a marca de desporto.

Apple Watch Bracelete Nike

As novidades que a Apple apresentou hoje, 21 de março, servem sobretudo para ‘arrumar’ melhor a distribuição dos seus equipamentos em termos de configurações técnicas. À exceção do novo iPhone 7, que é uma edição limitada, o novo iPad passa a ser o modelo de entrada de gama e abre espaço para novos membros da família.

A apresentação destas novidades não deve colocar em causa a realização de um evento no início de abril. Vários rumores têm sido apontados nesse sentido e é expectável que a Apple renove a sua linha de iPad topo de gama – designados como Pro -, podendo inclusive apresentar um terceiro modelo que apresentaria um ecrã de 10,5 polegadas.