Até aqui a única faceta de robótica que conhecíamos da LG era a dos aspiradores autónomos e da sua câmara de vídeo esférica que também servia de companhia para os animais. Mas hoje no Consumer Electronic Show a tecnológica sul-coreana mostrou que pretende ir mais longe com a aposta nos robôs.

O destaque vai para o Hub Robot, um equipamento que acaba por ser uma mistura de assistente digitial com módulo de controlo da casa inteligente. O aspeto curvilíneo e o ecrã com uma projeção de uns olhos digitais ajudam a conferir um aspeto mais ‘humano’ ao equipamento.




O Hub Robot é estacionário, querendo isto dizer que não tem capacidade para deslocar-se pela casa. Consegue é rodar sobre si para poder direcionar-se melhor para o utilizador. O Hub Robot usa como sistema de inteligência artificial a assistente Alexa, desenvolvida pela Amazon.

Mas o robô vai um pouco mais longe e também consegue conectar-se aos equipamentos inteligentes que existem na casa. O objetivo é que através de comandos de voz o utilizador consiga controlar, por exemplo, a temperatura do forno com a ajuda do Hub Robot.

Como é um equipamento pensado para ficar fixo numa única divisão, a LG seguiu a estratégia da Amazon e decidiu criar versões mais pequenas deste seu equipamento. Os mini-Hub Robots foram criados para serem colocados em diferentes divisões da casa, mas garantindo o mesmo conjunto de funcionalidades.

O dispositivo é capaz de reproduzir música, mostrar imagens e vídeos no seu ecrã e ainda emitir alertas relacionados com a meteorologia ou com o trânsito.

Se o Hub Robot é aquele que está maioritariamente direcionado para o segmento de consumo, a LG tem outros robôs que foram desenvolvidos a pensar em utilizações empresariais.

O Airport Guide, tal como o nome deixa antever, é um robô que será usado ainda nos aeroportos, estando previsto ainda este ano um teste no aeroporto internacional de Seul, na Coreia do Sul. Este modelo é maior do que o Hub Robot e também tem um ecrã proeminente na sua parte frontal que tem com objetivo ajudar os passageiros. Não sabe onde é a sua porta de embarque? O robô ajuda-o a encontrar o caminho.

LG robô aeroporto

Há ainda dois outros elementos na família robótica da LG: um robô desenvolvido para fazer limpezas nos aeroportos; e um desenvolvido para aparar a relva no jardim dos utilizadores.

Por agora a LG ainda não revelou qual o preço destes robôs, nem a sua disponibilidade no mercado.

CES 2017 FUTURE BEHIND BANNER

Sem mais artigos