A chegada do smartphone Pixel parece ter trazido não só uma abordagem diferente da Google relativamente ao hardware, como também colocou fim à linha de equipamentos Nexus.

De acordo com o The Verge, a tecnológica norte-americana confirmou não ter qualquer plano futuro para desenvolver novos produtos da linha Nexus.




Recorda-se que já no ano passado o tablet Nexus 9 foi substituído pelo tablet Pixel C, sendo que os smartphones Google Pixel e Pixel XL vêm agora substituir os Nexus 5C e 6P.

Chega assim ao fim aquela que foi até aqui a mais icónica linha de produtos de hardware da Google, ainda que não seja certo qual terá sido o seu verdadeiro sucesso. Os equipamentos Nexus sempre foram bem recebidos junto dos mais entusiastas do sistema operativo Android – comunidade de programadores, por exemplo -, mas por diversos motivos nunca chegaram a conquistar grandes volumes de venda.

A própria Google parece nunca ter projetado esta linha de equipamentos para ser best seller, mas antes uma referência de design e de especificações que obrigaria os seus parceiros fabricantes a acompanhar o ritmo e a manter a competitividade do ecossistema Android.

Nesta perspetiva a Google pode estar satisfeita com os resultados alcançados: existem mais de 1,4 mil milhões de dispositivos Android em todo o mundo e alguns dos melhores smartphones do mercado – Galaxy Note 7, LG G5, Huawei P9 Plus – vêm equipados com o sistema operativo.

O programa Nexus começou oficial no ano de 2010 e chega agora, passados seis anos, ao fim.

Sem mais artigos