No dia 18 de maio, durante a sua conferência de programadores, a Google vai revelar quais são as aplicações vencedoras dos Google Play Awards. Na prática vão ser conhecidas as melhores aplicações para o sistema operativo Android da atualidade num total de 12 categorias.

Este ano e pela primeira vez, a tecnológica norte-americana criou prémios dedicados para os segmentos de realidade aumentada e realidade virtual.




Os nomeados para a edição de 2017 dos prémios já são conhecidos e na categoria de realidade virtual a Google acabou por fazer escolhas ‘suspeitas’: as cinco aplicações de VR que estão nomeadas apenas são compatíveis com o ecossistema proprietário da tecnológica, a plataforma Daydream.

Quer isto dizer que só se tiver um dos poucos smartphones compatíveis com este ecossistema poderá experimentar aquelas que, para os especialistas da Google, são as melhores aplicações de realidade virtual da atualidade para o sistema operativo Android.

Além do smartphone compatível, o utilizador terá de ter ainda os óculos de realidade virtual Daydream View – já estão à venda em alguns mercados europeus, mas não diretamente em Portugal.

O ecossistema Google Daydream foi revelado durante a conferência Google I/O em 2016 e foi mais um passo sério da gigante dos motores de busca no segmento da realidade virtual. A Google já tinha endereçado este mercado com o lançamento dos óculos de cartão Cardboard e abrindo a loja de aplicações do Android para experiências VR.

Apesar da clara limitação que o ecossistema Google Daydream apresenta atualmente em termos de disponibilização, ficam aqui as aplicações de realidade virtual destacadas pela tecnológica norte-americana.

Virtual Virtual Reality | Produzido por Tender Claws

The Arcslinger | Produzido por Big Red Button Entertainment

Mekorama VR | Produzido por Martin Magni

Gunjack 2: End of Shift | Produzido por CCP Games

The Turning Forest | Produzido por BBC