Na apresentação do dia 26 de outubro a Microsoft tinha um objetivo claro: mostrar o que há de novo para o Windows 10 e promover o seu novo computador, o Surface Studio. Pelo meio a tecnológica revelou que a realidade virtual ia passar a ser uma aposta do Windows 10, mas não foram partilhados muitos detalhes.

Sabe-se que Acer, Lenovo, HP, Asus e Dell estão a trabalhar em óculos de realidade virtual e que o preço dos dispositivos mais baratos vai rondar os 300 dólares, o equivalente a 275 euros.




Numa entrevista com a publicação Polygon, o líder do segmento HoloLens, Alex Kipman, disse que estes cinco fabricantes partilham a visão da Microsoft relativamente ao que a empresa chama de ‘realidade misturada’.

Mesmo não revelando pormenores técnicos, Alex Kipman confirmou que estes primeiros equipamentos serão opacos – ou seja, não permitirão ver além da realidade virtual -, terão de estar ligados a um computador através de um cabo e disse que todos vão ter seis eixos de movimento, externos e internos.

 

Isto significa que os utilizadores poderão vaguear num determinado espaço que essa ação será replicada no mundo virtual e sem necessidade de câmaras externas adicionais – como os Oculus Rift e os HTC Vive precisam.

Aqui é necessário explicar que a Microsoft não está a anunciar uma aposta na realidade virtual pura e dura, está antes a cultivar melhor o conceito de realidade misturada. Os elementos que os utilizadores poderão ver nos seus mundos virtuais serão parte de um ecossistema maior e que engloba também os HoloLens, um equipamento de realidade aumentada.

A questão é que estes óculos de realidade virtual vão estar a executar uma versão adaptada do Windows Holographic. Acaba por ser uma mistura dos dois mundos, ainda que neste formato em específico e tendo em conta os equipamentos apresentados, aparenta ser de facto uma aposta mais próxima da realidade virtual.

Nos dia 8 e 9 de dezembro, assim como nos dias 14 e 15, a Microsoft vai organizar eventos dedicados à comunidade de hardware e será aí que vão ser revelados mais pormenores sobre os óculos de realidade virtual mostrados pela primeira vez na semana passada.