A neutralidade da internet é um conceito no qual o tráfego online não é descriminado – nem por fonte, nem por utilização, nem por país, nem por serviço. Os conteúdos têm todos a mesma prioridade dentro da rede dos operadores de telecomunicações. Mas nas regras que a Comissão Europeia definiu no ano passado há exceções onde a neutralidade da internet pode ser quebrada. Os especialistas temem que estas exceções continuem a contribuir para uma internet a duas velocidades. Agora numa carta aberta pedem que as regras sejam revistas para que de uma vez por todas a internet possa ser igual para todos.

Boa sexta-feira

Especialistas pedem revisão das regras para a neutralidade da internet na Europa: Uma das pessoas que assina a carta aberta é Tim Berners-Lee, considerado como o pai da World Wide Web (WWW). Na prática os especialistas pedem uma revisão das regras para que não existam ‘buracos’ que permitem um abuso da neutralidade da internet com base em áreas cinzentas legais. A consulta pública para a nova legislação termina a 18 de julho.
Fonte: The Verge

Nintendo Classic Mini não vai receber mais jogos: Os 30 títulos que vêm de origem na nova consola da Nintendo serão os únicos compatíveis. A consola não suporta cartuchos e também não permite a ligação à internet, confirmou um porta-voz da Nintendo. Ficam assim conhecidos mais pormenores de um anúncio que ontem causou bastante entusiasmo na comunidade dos gamers.
Fonte: Kotaku



Apple diz que não ao negócio dos programas de TV: Há alguns meses surgiram rumores que diziam que a marca da maçã estava a preparar um serviço de streaming com produções próprias. Esta semana foi anunciada a produção Planet of the Apps, mas o executivo Eddy Cue já veio a público dizer que a tecnológica até pode produzir alguns conteúdos, mas não está interessada no negócio das produções ao estilo Netflix.
Fonte: The Hollywood Reporter

Produções exclusivas online nomeadas para os Emmy: Nem só de Game of Thrones ou Mr. Robot se fazem as nomeações para os prémios Emmy. Este ano a organização decidiu contemplar produções feitas em exclusivo para a internet, o que marca uma alteração de paradigma na atribuição dos galardões. Por exemplo, o sucesso Epic Rap Battles of History distribuído através do YouTube está nomeado para melhor criação curta em formatos variados.
Fonte: Engadget

Facebook Instant Articles chegam ao Messeger: Os artigos de carregamento rápido do Facebook agora também são compatíveis com a plataforma Facebook Messenger. Os utilizadores Android já começaram a receber a novidade, enquanto os do iOS vão receber na próxima semana. Os artigos partilhados através da plataforma de comunicação também vão ser identificados com o símbolo de um raio na parte superior direita.
Fonte: Recode