Em fevereiro do ano passado, alguns dias antes da chegada da Nintendo Switch ao mercado português, o então diretor de relações públicas da Nintendo Portugal, Jorge Vieira, dizia numa entrevista ao FUTURE BEHIND que “o buzz à volta da Nintendo Switch está ao nível do que estava na Wii”.

Pouco tempo depois veio a confirmação: a Switch tornou-se na consola da Nintendo com melhor lançamento em Portugal. O bom arranque no mercado português correspondia à tendência registada a nível internacional – o conceito único da consola, que mistura jogabilidade doméstica com portabilidade, as críticas positivas da imprensa especializada e a disponibilidade de um novo jogo The Legend of Zelda resultaram num lançamento forte.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Nas primeiras semanas foi difícil encontrar a consola em loja, o que levou mesmo a Nintendo Portugal a emitir um comunicado sobre a situação a 12 julho de 2017. “Ao longo desta semana, os retalhistas portugueses irão receber novas remessas de consolas Nintendo Switch. Este reforço de stock, que será feito de forma regular ao longo das próximas semanas, pretende atender à enorme procura de consolas Nintendo Switch que se tem verificado em Portugal desde o seu lançamento no passado dia 3 de março”, lia-se na informação enviada à imprensa.

Agora ficamos a saber as primeiras informações concretas sobre a venda da Nintendo Switch em Portugal. Segundo dados avançados em primeira mão pela publicação Meus Jogos, a consola da Nintendo vendeu 20 mil unidades nos primeiros dez meses de comercialização.

De acordo com a mesma notícia, o valor alcançado pela Switch já foi suficiente para ter ultrapassado as vendas totais da Nintendo Wii U no mercado português – ou seja, a malograda consola da tecnológica japonesa vendeu menos de 20 mil unidades nos quase cinco anos em que esteve à venda em Portugal. Um desempenho fraco, mas que acaba por não ser uma total surpresa tendo em conta que a nível global a Wii U vendeu 13,56 milhões de unidades, tornando-se na consola da ‘Big N’ com pior desempenho comercial de sempre.

Já a sua sucessora, a Nintendo Switch, transformou-se rapidamente num sucesso de vendas a nível global, tendo alcançado dez milhões de unidades de vendas em nove meses, segundo dados oficiais da empresa nipónica.

Leia também | Nintendo Switch, PlayStation 4 Pro ou Xbox One X: Qual a melhor consola do mercado?

Relativamente ao desempenho da Switch em Portugal não há números suficientes que permitam traçar uma comparação justa entre diferentes sistemas de jogo: sabe-se que a Nintendo Wii vendeu perto de 118 mil unidades nos primeiros três anos e quatro meses em Portugal e que a PlayStation 4 vendeu cem mil unidades num ano e meio de mercado.

Aquilo que se sabe é que a Nintendo não quer desperdiçar o bom momento que a consola tem tido: a Nintendo Switch vai receber em breve uma nova linha de experiências interativas que são constituídas por um jogo digital e um brinquedo em cartão, denominado de Toy-Con.

Esta nova linha de jogos, definida como Nintendo Labo, vai chegar a Portugal no dia 27 de abril.

Sem mais artigos