O uso de smartphones tem crescido cada vez mais em todo o mundo e com isso, os jogos de smartphone estão a ganhar cada vez mais utilizadores e mais investimentos. A expectativa é que os torneios de eSports, para este setor, continue a crescer. Além de novos lançamentos, torneios com prémios milionários vão acontecer durante o decorrer deste ano.

Crédito: Mobile Royale

Em 2018, como mostram alguns dados divulgados pela NewZoo, a China teve um crescimento de utilizadores ativos no que toca a jogos para dispositivos móveis. Cerca de 24% dos jogos mais comprados, tanto para Android como para iOS, possuem algum tipo de torneio ou prémio profissional. Ou seja, é um crescimento acentuado no país com maior audiência de eSports do mundo. Atualmente, a China conta com mais de 80 milhões de espectadores deste novo tipo de competicao.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Um exemplo de todo este crescimento pode ser analisado com o sucesso de Arena of Valor. Lançado em 2016, pela chinesa Timi Studio Group, o jogo já conseguiu receitas que superam os 800 milhões de dólares. Para além disso, torneios profissionais começaram a ganhar maiores proporções… a competição Arena of Valor World Cup 2018, por exemplo, bateu o recorde de premiação para jogos mobile, ao entregar 500 mil dólares ás equipas com melhor classificação

Outro jogo em forte ascensão é Clash Royale, da produtora Supercell. Em 2018, os criadores do jogo mobile confirmaram a criação de uma liga oficial para Clash Royale, organizando também um mundial com os melhores jogadores e equipas. O sucesso foi imediato conseguindo juntar mais de 100 mil espectadores nas transmissões online.

Novos lançamentos e torneios

A expectativa para 2019 é um crescimento ainda mais acentuado do universo mobile, e alguns dos principais estúdios já começaram a apostar nisso. A Epic Games, desde o final do ano passado, lançou a versão final para  iOS do popular Fortnite. Segundo números oficiais, o título conseguiu gerar mais de 300 milhões de dólares em receitas, tendo mais de 100 mil downloads… tudo isto apenas nos primeiros 200 dias.

O plano da empresa é conseguir levar o sucesso dos títulos, normalmente jogados em plataformas próprias,  também para o universo mobile. A mesma situação aconteceu com PUBG, que ganhou uma versão portátil no início de 2018. O sucesso foi imediato e o número de utilizadores, somando todas as plataformas, está na casa de 400 milhões. Um número recorde que brevemente será utilizado em novos torneios de eSports, não acham?

Como referido anteriormente, um dos objetivos dos títulos mobile é conseguir chegar ao nível dos jogos ditos tradicionais, porém ainda existe um longo caminho a percorrer, pois nem todos os utilizadores olham com agrado para a prática de gaming em dispositivos móveis. A Overwatch League, por exemplo, conseguiu quase 900 mil espectadores durante a temporada de 2018. Além disso, a disputa teve transmissão de alguns gigantes da TV, como a ESPN e a Disney. Como seria de esperar, uma parte dessa audiência recorre aos seus smartphones para assistirem a estes torneios.

“Práticos e mais acessíveis”

O investimento das produtoras em jogos mobile é baseado na presença destes dispositivos na vida das pessoas. Em Portugal, mais de 57% dos usuários acedem à internet pelo smartphone, tendo já ultrapassado o computador. Existe, claramente, um crescimento neste mercado que começa agora a ser explorado.

Também nos jogos de apostas, recentemente legalizados em portugal, os usuários registados em portais de apostas têm crescido de maneira rápida, apostando também em vencedores de torneios de eSports. Líder no mercado nacional, a Betway conta não apenas com um site em versão mobile, mas também com uma categoria totalmente dedicada aos campeonatos de eSports. São diferentes previsões, para quase todos os jogos possíveis, como Counter-Strike:Global Offensive, League of Legends e Dota 2.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O crescimento da audiência no eSports, seja mobile ou não, é influenciada diretamente pelos smartphones. A Twitch TV é a principal responsável pelo streaming dos torneios de eSports, contando com mais de 700 mil espectadores para este tipo de eventos. O site possui app  para Android e iOS, com o objetivo de facilitar o acesso aos torneios e transmissões oficiais, aumentando assim o número de visualizações.

Em Portugal, a adesão ao eSports promete ainda mais devido ao contínuo interesse dos cibernautas Portugueses em videojogos e da aposta cultural neste sentido, como por exemplo, a gala “Prémios Esports Portugal” a ser realizada no dia 2 de Março no cinema São Jorge em Lisboa.

Por estas razões, existem motivos para acreditar que 2019 vai ser ainda mais mobile. O cenário de jogos e eSports possui uma receita alta, um futuro promissor e, mais importante, espaço para todas as plataformas. Por isso, o sucesso de jogos para smartphones, assim como de torneios, será sempre uma boa notícia… pois fazem com que os títulos que todos gostamos de jogar estejam disponíveis ainda para mais pessoas.

Sem mais artigos