E se o iPad não fosse uma janela para outros mundos, mas antes um espelho de uma realidade alternativa à nossa? Com o jogo Koski é isso que acontece: o tablet da Apple é utilizado como ecrã de realidade aumentada para um jogo físico que usa blocos de madeira como elemento de interação.

O jogo Koski consiste numa base magnética à qual podem ser acrescentados pontos coloridos ou elementos geométricos que são construídos unindo blocos, também eles com extremidades magnéticas.



Estes pontos ou blocos são interpretados pela câmara do iPad e servem como os elementos básicos de um jogo interativo. Aquilo que construir na vida real será usado para o aparecimento e interação de personagens digitais. É como se estivesse a construir fisicamente um mundo que só desenhos animados podem usar. E a única forma de ver estes desenhos é através do iPad.





À medida que a personagem digital vai avançando será necessário reajustar alguns dos elementos físicos para que a sua travessia possa ser completada. Não é só uma situação de ‘construir e já está’, é um desafio que graças aos elementos digitais é evolutivo.

 

O projeto Koski foi desenvolvido pelo designer Václav Mlynář como projeto final para o Royal College of Art, como explica o The Verge. Ainda não há qualquer informação sobre se o projeto vai ser transformado em produto comercial e se acontecer, quando pode chegar ao mercado.

Em Braga já se faz algo parecido

Ao pensarmos no Koski é difícil não pensar no jogo português Magik Play: ainda que o modelo de jogabilidade seja diferente, na prática acabam por ter o mesmo princípio, isto é, blocos de madeira que interagem com o iPad numa mistura de brinquedos tradicionais e ambiente digital.

No caso do jogo português os blocos devem ser encostados ao ecrã do iPad para que sejam completados os níveis. E não há um conceito de realidade aumentada, o ecrã do iPad é mesmo a ‘tela’ de jogo. O Magik Play destina-se a crianças dos três aos oito anos.

O projeto está a ser desenvolvido desde 2015 pela startup Magikbee, integrada na Startup Braga. Pelo caminho tentou uma campanha de financiamento colaborativo no Indiegogo, que não foi bem sucedida. Pelo lado positivo há a salientar o facto de terem estado em destaque no ProductHunt, uma das mais importantes plataformas online relacionadas com novo hardware.

O Magik Play já está disponível em pré-venda e pode ser comprado no site oficial da empresa.

Sem mais artigos