Olá a todos,

Tenho algumas novidades para partilhar – pessoais e sobre o FUTURE BEHIND. Os leitores mais atentos já repararam que quase não têm sido produzidos conteúdos e há um motivo para isso: a minha aventura no FUTURE BEHIND chegou ao fim.

Foi um projeto pelo qual lutei durante dois anos, mas que por uma combinação de fatores não consegui levar a bom termo. Com o FUTURE BEHIND quis criar uma publicação que tivesse dos melhores conteúdos de tecnologia escritos em português, como também quis que este projeto fosse sustentável. Na minha opinião o primeiro objetivo foi cumprido com grande sucesso, o segundo não.

Foram dois anos espetaculares, dos mais enriquecedores que já vivi a nível pessoal, mas o facto de nunca ter conseguido rentabilizar a publicação acaba por resultar nesta minha partida. É sempre difícil deixar o projeto que criámos, mas também é importante saber o melhor momento para fazê-lo e, no meu caso, este é o momento.

Felizmente, o FUTURE BEHIND teve um papel muito importante na minha vida e abriu-me novas portas para que possa continuar a fazer aquilo que mais gosto, que é escrever sobre tecnologia. Já tenho um novo grande desafio à minha espera e espero também aí conseguir a vossa confiança como consegui no FUTURE BEHIND.

Falta responder a uma questão importante: o que é que vai acontecer ao projeto? Ainda que eu fosse o redator principal, o FUTURE BEHIND pode continuar a viver sem mim. O site vai ficar aberto e assim todos podem ler ou reler os mais de 1.500 artigos, análises, reportagens e entrevistas de qualidade que publicámos ao longo destes dois anos.

O André Santos passa a partir de agora a ser a pessoa responsável pelo FUTURE BEHIND. Ainda que de uma forma não tão visível – eu escrevia, ele afinava os textos -, sempre foi uma das caras do projeto e conhece, melhor do que ninguém, aquilo que é o ADN do FUTURE BEHIND.

Deixo também aqui o meu grande obrigado ao apoio que o André me deu. Sem ele este percurso teria sido muito mais curto e, de todas as pessoas que me ajudaram nestes dois anos, sem dúvida que é ao André a quem tenho de fazer uma vénia pelo esforço, trabalho e dedicação.

Também quero deixar um grande obrigado a todos aqueles que nos apoiaram financeiramente através do Patreon – a campanha fica a partir de agora inativa. O dinheiro até aqui angariado – 160,13 dólares – serviu para pagar as despesas de alojamento do FUTURE BEHIND referentes aos anos de 2018 e 2019.

Um obrigado a todas as empresas, que através de um apoio direto ou indireto, permitiram ao FUTURE BEHIND fazer a diferença no jornalismo tecnológico em Portugal.

Para terminar quero agradecer a todos os leitores que acompanharam o meu trabalho nestes dois anos.

Considero que todas as experiências são importantes, sejam boas ou más, pois fazem-nos crescer. Eu cresci muito com esta aventura e isso é o mais importante.

Sem mais artigos